Museu da Imagem e do Som abre nova exposição instalativa de artistas cearenses
27 de agosto de 2025 - 16:14 #artistas cearenses #Exposição instalativa #MIS
Ascom MIS - Texto
Divulgação - Fotos
A programação da semana prevê ainda um percurso dedicado a Frei Tito e a já tradicional roda de capoeira mensal
O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza neste sábado (30) a abertura da exposição “Bezoar do Tempo”, mostra coletiva das artistas cearenses Dayane Araújo, Luana Diogo, Marília Oliveira e Taís Monteiro. No sábado também acontece a ação educativa “Rota das Memórias – Frei Tito Vive”, promovida pela Galeria da Liberdade. No domingo (31), haverá a roda de capoeira mensal. Todas as atividades são gratuitas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
Ação Educativa
No sábado (30), acontece das 14h às 17h a ação educativa “Rota das Memórias – Frei Tito Vive”, promovida pela Galeria da Liberdade. A atividade levará os participantes para um percurso dedicado à memória de Frei Tito de Alencar, ícone cearense da resistência não violenta e vítima emblemática da tortura durante a ditadura militar. A rota visitará locais fundamentais em sua história: sua casa de infância e juventude, o Liceu do Ceará (onde estudou e iniciou sua atuação no movimento estudantil) e o cemitério São João Batista. Esta iniciativa busca reatar os fios de sua trajetória em Fortaleza, transformando esses espaços em lugares de memória viva, e reforçar, através da reflexão sobre seu martírio e sua luta, a importância crucial do direito à memória, da justiça social e da defesa intransigente dos direitos humanos como pilares para uma sociedade democrática. A condução será feita por Cícera Barbosa, coordenadora da Galeria da Liberdade, e pelos educadores Aládia Vieira, Elen Andrade e Pedro Henrique Marques Pereira. São ofertadas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link. O ônibus sairá da praça do MIS.
Bezoar do Tempo
Também no sábado (30), acontecerá a partir das 18h, na praça do MIS, a abertura da exposição “Bezoar do Tempo”, mostra coletiva das artistas cearenses Dayane Araújo, Luana Diogo, Marília Oliveira e Taís Monteiro. A exposição, que ocupará o andar +2 do Anexo do MIS, apresenta um mergulho sensível nas memórias esquecidas e fragmentadas de famílias cearenses, articulando imagens fotográficas com processos experimentais e fabulações do tempo. A mostra reúne suportes diversos, como impressões e cianotipias em tecido, objetos ampliados, fotografias analógicas, colagens e vídeo, tendo a fotografia como linguagem central.
Bezoar do Tempo é também o nome do coletivo composto pelas quatro artistas e que atua de maneira colaborativa em edições e curadorias de trabalhos desde 2021. O grupo se dedica à pesquisa e produção de imagem fotográfica e seus processos alternativos, compreendendo o universo da fotografia analógica, arquivos fotográficos de famílias, objetos e fotografias órfãs, produção de textos e suas possibilidades estéticas como espaço narrativo para discutir questões de memória, gênero, arquivo e tempo. Bezoar do Tempo promove a difusão da experimentação visual, já que esse trabalho convoca, ainda, à vivência nesses gestos com exposição instalativa, obras audiovisuais, oficinas formativas e publicações de fotografias como parte da sua proposta.
Vem Vadiar no Museu
No domingo (31), das 16h às 17h30, acontece na praça do MIS a programação Vem Vadiar no Museu, uma roda de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto. A roda acontece no último domingo de cada mês e convida a todos para gingar, brincar e celebrar a preservação desta rica herança cultural.
Pensando no papel que os museus possuem de salvaguardar as memórias e patrimônios culturais, materiais e imateriais na nossa sociedade, como uma ferramenta de mediação dessas atividades, o MIS acolhe e incentiva a manifestação da capoeira com uma roda aberta ao público, onde todos podem participar.
Exposições do MIS
O MIS segue com as exposições físicas “Avatara” (andar -2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão). Já na sala imersiva, estão em cartaz “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. A classificação indicativa de “Avatara” é de 16 anos.
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Serviço
Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Ação Educativa “Rota das Memórias – Frei Tito Vive”
Data: 30 de agosto (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: o ônibus sairá da praça do MIS.
Inscrições: devem ser feitas neste link.
Abertura da exposição “Bezoar do Tempo”
Data: 30 de agosto (sábado)
Horário: 18h
Local: praça do MIS
Vem Vadiar no Museu
Data: 31 de agosto (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: praça do MIS