Nova edição do projeto “Café nos trilhos: um passeio entre museus” apresenta espetáculo teatral neste domingo (31)
27 de agosto de 2025 - 14:58 #cultura #Museu Ferroviário #museus #Passeio
Ascom Secult - texto e foto
Realização dos Museu Ferroviário Estação João Felipe e Museu da Indústria, atividade gratuita e aberta ao público conta com 30 vagas
A nona edição do percurso “Café nos trilhos: um passeio entre museus” acontece neste domingo (31), uma parceria entre Museu da Indústria e Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido pelo Instituto Mirante. A atividade reúne uma visita mediada à exposição “Nos trilhos do tempo: Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário, seguida de apresentação da esquete teatral “À Sombra das Ingazeiras”.
Gratuita e aberta ao público, a visitação oferece 30 vagas, com 15 inscrições prévias no perfil do Museu Ferroviário no Instagram e mais 15 no local por ordem de chegada, sujeito a lotação. A atividade se inicia no Museu Ferroviário e apresenta uma viagem pela história do café no Ceará, promovendo uma reflexão sobre como as linhas ferroviárias impactaram o transporte de grãos das áreas produtoras aos centros de comercialização.
Em seguida, o percurso segue pelo Centro de Fortaleza até o Museu da Indústria, localizado na rua Dr. João Moreira. No espaço, acontece a apresentação da esquete “À Sombra das Ingazeiras”, da Trupe ‘Caba de Chegar. O texto do espetáculo é assinado por Cupertino Freitas e Haroldo Aragão.
Ambientada na década de 1930, a apresentação narra a história de um agricultor que sonha concretizar um sonho de família: retomar o cultivo de café, mas um encontro inusitado na Estação Ferroviária de Antônio Diogo, localizada em Redenção, no Maciço de Baturité, ameaça a conclusão da viagem.
Serviço
“Café nos trilhos: um passeio entre museus” + Esquete “À Sombra das Ingazeiras”, com Trupe ‘Caba de Chegar
Quando: domingo, 31.08
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe (Rua 24 de maio, s/n – Centro) / Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro) + Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza)
Vagas: 30. Inscrições prévias em @museuferroviáriojoaofelipe e no local, sujeito a lotação.