SDE lança consórcio que vai atuar no desenvolvimento econômico e sustentável da região de Baturité
27 de agosto de 2025 - 09:35 #Baturité #consórcio #desenvolvimento #SDE
Ascom SDE - texto e fotos
Estimular a articulação de associados na viabilização de recursos e meios para o desenvolvimento de políticas públicas de responsabilidade municipal da região de Baturité, mediante ações compartilhadas. Foi com este objetivo que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), lançou na terça-feira (26), o Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Baturité.
O lançamento ocorreu na sede da SDE com as presenças do secretário da pasta, Domingos Filho, secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, além de prefeitos de 18 municípios associados: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Chorozinho, Guaiúba, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Redenção.
O consórcio contempla municípios que integram o semiárido cearense e que enfrentam desafios decorrentes dos aspectos climáticos, pluviométricos e de solos. Com o lançamento do consórcio de Baturité, o Ceará passa a ter três consórcios ao todo, sendo os outros dois do Sertão do Inhamuns e do Vale do Jaguaribe.
Domingos Filho presidiu o encontro e ressaltou a importância da iniciativa para impulsionar as vocações regionais de cada município. “A ideia é ser facilitador para que juntos possamos desenvolver economicamente e sustentavelmente cada região. Dividimos comitês temáticos e a partir deles vamos poder atuar com assertividade para proporcionar melhorias e soluções com políticas públicas”, declarou o titular da SDE.
Na sequência, cada prefeito falou sobre perspectivas em relação à iniciativa, vocações regionais dos municípios, deliberaram sobre diretrizes e providências necessárias para o desenvolvimento da nova associação. Eles também elegeram a presidência do consórcio: presidente Izabelle Maria (prefeita de Guaiuba) – 1º vice-presidente Cláudio Saraiva (prefeito de Capistrano); 2º vice-presidente Edilberto Beserra (prefeito de Acarape), secretário geral Selma Benevides (prefeita de Redenção); tesoureira Célia Marinho (prefeita de Chorozinho).
Para Silvio Carlos, “o consórcio é uma ferramenta importante para impulsionar o setor do agronegócio da região, visto que o Maciço do Baturité é um polo rico de diversas culturas e de projetos inovadores que ganham destaque, principalmente em Frutas, Legumes e Verduras de alto valor agregado. Trata-se de uma iniciativa promissora para que cada município possa crescer economicamente e sustentavelmente”, avalia o secretário executivo.