Cinema do Dragão apresenta “O Último Azul” com presença de Gabriel Mascaro, biografia de Gonzagão e relançamento de “Interestelar” nesta semana

28 de agosto de 2025 - 08:50 # # # #

Ascom Dragão do Mar - texto e foto

A cine semana também conta com a estreia de C.I.C. – Central de Inteligência Cearense (dir. Halder Gomes) e continuidade do 19º For Rainbow 

O Cinema do Dragão anuncia uma nova e diversa programação a partir de quinta (28), com estreias aguardadas, sessões especiais, relançamentos e atividades educativas. Entre os destaques estão o novo longa de Gabriel Mascaro, “O Último Azul”,  a cinebiografia “Luiz Gonzaga – Légua Tirana” e a estreia nacional de “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”. Além disso, o público poderá conferir sessões especiais do Programa Educativo, em parceria com Museu da Cultura Cearense, e os filmes que compõem a programação do 19º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.

Com sessões nas duas salas, entra em cartaz o premiado “O Último Azul”, novo longa de Gabriel Mascaro. Protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no elenco, o filme se passa em um Brasil quase distópico, onde idosos são realocados compulsoriamente para uma colônia habitacional na Amazônia.

Na sala 1, também entra em cartaz  “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, cinebiografia dirigida por Diogo Fontes e Marcos Carvalho. O longa retrata a infância e adolescência do Rei do Baião, homenageando sua importância para a música e cultura nordestina. Ainda na mesma  sala , estreia “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”, com direção de Halder Gomes e Edmilson Filho no papel do superespião Agente Karkará. A trama mistura comédia, ação e artes marciais em uma paródia tropical ao estilo James Bond.

Na quarta-feira, 28, o Cinema do Dragão realiza mais uma edição do Programa Educativo, desta vez em parceria com o Museu da Cultura Cearense. A sessão reúne trabalhos da artista Ana Mundim, que esteve em exposição no MCC, entre abril e julho deste ano, com a individual “Aquilo que Habita em Mim”, com curadoria de Lucas Dilacerda.

Intitulada “O Corpo como Natureza”, esta mostra também compõe a programação do Seminário “Entre Afluentes, Marés e Correntezas: O Pulso das Águas no Movimento do Corpo”, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço. Na ocasião, os espectadores poderão conferir  sete curtas-metragens, sendo três documentários sobre a metodologia de dança aquática Aqua Move, quatro videodanças e um curta de dança, todos produzidos por Ana Mundim. Os filmes abordam o corpo como natureza e discutem abordagens ecológicas a partir do movimento.

Até o dia 29 de agosto, segue em cartaz a 19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Um dos mais relevantes do Brasil no tema, o festival exibe 61 filmes em seis mostras, entre competitivas e paralelas, além de oferecer oficinas, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e shows. Toda a programação é gratuita, e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A agenda completa está disponível no site: forrainbow.com.br

Na sala 2, o relançamento de “Interestelar” também é atração. O clássico de Christopher Nolan retorna às telonas em versão remasterizada. Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, o filme mistura ficção científica e drama em uma jornada cósmica liderada por Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Marlon Sanders e Wes Bentley. Em uma Terra colapsada, a missão busca um novo planeta habitável para a humanidade.

Estreias

Com sessões nas duas salas, entra em cartaz o longa “O Último Azul”, novo longa dirigido por Gabriel Mascaro. Protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no elenco,  “O Último Azul” é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. Premiado na Berlinale 2025, o filme esteve na seleção de festivais ao redor do mundo e consolidou sua carreira internacional com exibições no Festival de Cartagena de Las Índias, Festival de Buenos Aires e no Festival de Cinema de Istambul.

 

Trailer

 

Na sala 1, entra em cartaz a nova cinebiografia sobre o Rei do Baião: “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, dirigida por Diogo Fontes e Marcos Carvalho. Retratando a vida e a obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, um dos nomes mais importantes da música brasileira, responsável por disseminar e perpetuar ritmos tão importantes para a cultura nordestina, o filme faz uma homenagem em seu título à canção Légua Tirana, famosa música de Gonzagão, como também era conhecido. Focado em sua infância e adolescência, “Luiz Gonzaga – Légua Tirana” busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e alguns dos mitos que moldaram a cultura nordestina. Premiado como melhor filme no Festival de Cinema de Triunfo, o longa traz no elenco, grandes nomes como Cláudia Ohana, Tonico Pereira e Luiz Carlos Vasconcelos.

 

Trailer

 

Também na sala 1, entra em cartaz “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”, do diretor Halder Gomes, com Edmilson Filho, que encarna o superespião brasileiro, o Agente Karkará. O 007 dos trópicos encara missões arriscadas e criminosos perigosos com coragem, carisma, bom humor e, claro, sua poderosa mão biônica. O filme é resultado de mais uma parceria entre Halder e Edmilson, que fizeram o público gargalhar com produções como “Cine Holliúdy”, “O Shaolin do Sertão” e “Bem-vindo a Quixeramobim”, todas essas exibidas no Cinema do Dragão. Em “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”, a dupla mistura suas grandes paixões: o cinema e as artes marciais, com doses generosas de comédia e ação. A amizade entre os dois começou nos tatames antes de ganhar as telonas, Halder é mestre em taekwondo e Edmilson é tricampeão brasileiro no esporte.

 

Trailer

 

Na sala 2, o Cinema do Dragão traz sessões do relançamento comercial de “Interestelar”, longa de ficção científica do prestigiado Christopher Nolan, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Sucesso de bilheteria,  o filme segue sendo um dos filmes mais amados da carreira de Nolan, que carrega sucessos como “Batman: Begins” (2005), “A Origem” (2010), “Dunkirk” (2017) e “Oppenheimer” (2023) em sua filmografia. Na trama de“Interestelar”, o planeta Terra está em colapso devido ao esgotamento dos recursos naturais. Para garantir a sobrevivência da humanidade, um grupo de astronautas liderados por Cooper (Matthew McConaughey) e composto por Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley) é enviado em uma missão quase impossível, na esperança de encontrar um novo planeta habitável.

 

Trailer

 

Programação

*sujeita a alterações

PRÉ-ESTREIAS

O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025) – Pré-estreia e Estreia

Direção:  Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos  // Vitrine Filmes

App acessibilidade: MovieReading

Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa – em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.

Sala 1 – Sessão:

Quarta (27/08) – 19h

Estreia:

Sala 1 – Sessões:

Quinta (28/08) – 19h20

Sexta (29/08) – 19h50

Sábado (30/08) – 14h

Domingo (31/08) – 14h

Sala 2 – Sessões:

Quinta (28/08) – 14h

Sexta (29/08) – 14h

Sábado (30/08) – 19h30

Domingo (31/08) – 19h30

Terça (02/09) – 18h30

Quarta (03/09) – 19h

ESTREIA

LUIZ GONZAGA – LÉGUA TIRANA (Brasil, 2025) – Estreia

Direção: Diogo Fontes e Marcos Carvalho // 113 min. // 12 anos // O2

App acessibilidade: MLoad

Sinopse: Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.

Sala 1 – Sessões:

Sexta (29/08) – 15h40

Sábado (30/08) – 17h

Domingo (31/08) – 17h30

Terça (02/09) – 17h30

Quarta (03/09) –  17h30

 

INTERESTELAR (EUA/Reino Unido, 2014/2025) – Relançamento / Estreia

Direção: Christopher Nolan // 129 min. // 10 anos // Warner/Universal

Sinopse: Diante da escassez de recursos naturais na Terra, um grupo de exploradores faz uso de um buraco negro recém-descoberto para superar as limitações da viagem espacial tradicional e conquistar grandes distâncias, buscando um possível novo lar para a humanidade.

Sala 2 – Sessões:

Sábado (30/08) – 16h30

Domingo (31/08) – 16h30

Terça (02/09) – 14h

Quarta (03/09) –  14h

 

C.I.C. – CENTRAL DE INTELIGÊNCIA CEARENSE (Brasil, 2025) – Pré-estreia e Estreia

Direção: Halder Gomes // 101 min. // 14 anos // Paris Filmes

App acessibilidade: MLoad

Sinopse: Wanderley, conhecido como Agente Karkará, é um agente secreto brasileiro que combate os criminosos mais perigosos do mundo representando a C.I.C. – Central de Inteligência Cearense.

Sala 1 – Sessões:

Quinta (28/08) – 15h10

Sexta (29/08) – 17h50

Sábado (30/08) – 19h40

Domingo (31/08) – 19h40

Terça (02/09) – 19h40

Quarta (03/09) – 19h40

Em Cartaz

CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRAZIL (Brasil, 1995/2025) – relançamento – 2ª semana

Direção: Carla Camurati // 100 min. // 12 anos // Copacabana Filmes

Sinopse: A infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida a D. João VI aos 10 anos de idade. Obrigada a partir para Portugal, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu “prometido” príncipe. Com a morte de D. José, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia: o Brasil.

Sala 1 – Sessões:

Sábado (30/08) – 15h40

Domingo (31/08) – 15h40

Terça (02/09) – 15h40

Quarta (03/09) – 15h40

 

NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE (Brasil, 2023) – 3ª Semanas

Direção: Sandra Kogut // 105 min. // 12 anos // O2

Sinopse: Acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023.

Sala 2 – Sessões:

Sexta (29/08) – 13h40

Terça (02/09) – 15h40

Quarta (03/09) – 13h40

 

NEIRUD (Brasil, 2023) – 3ª Semanas

Direção: Fernanda Faya // 72 min. // 10 anos // Descoloniza

Sinopse: Neirud morreu sem deixar vestígios de seu passado. Confrontando segredos de família, a cineasta reconstrói a vida de sua enigmática tia, que foi lutadora circense em uma trupe feminina clandestina nos anos 60 e descobre uma história de amor que transformará o papel de Neirud em sua própria família.

Sala 1 – Sessão:

Quinta (28/08) – 13h40

AMORES MATERIALISTAS (Filândia/EUA, 2025) – 3ª Semanas

Direção: Celine Song // 109 min. // 14 anos // Sony

App acessibilidade: MovieReading

Sinopse: Os negócios de uma casamenteira de Nova York se complicam quando ela se envolve em um triângulo amoroso com seu ex-namorado ator, que ganha a vida como garçom, e um novo pretendente ricaço.

Sala 2 – Sessões:

Sábado (30/08) – 14h

Domingo (31/08) – 14h