Hospital Infantil Albert Sabin: aniversários transformam internação de bebês em momentos de afeto
28 de agosto de 2025 - 10:43 #Hias #saúde #Sesa
Ascom Hias - Texto e Fotos
Em meio a rotinas marcadas por exames, medicações e internação hospitalar, a humanização do cuidado mostra que pequenos gestos podem gerar grandes significados. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), aniversários de crianças internadas ganham um espaço especial, trazendo esperança e leveza para famílias com bebês hospitalizados na unidade.
Natural de Jaguaribe, Nicolle Braga, 21, mãe do José Humberto, emocionou-se ao celebrar o primeiro aniversário do filho na última quinta-feira (21). “Passamos por momentos muito difíceis durante o tratamento do José, que nasceu com uma cardiopatia grave, por isso vê-lo vivo e estável é motivo de festa. A comemoração foi um misto de sentimentos. Meu maior sonho é celebrar fora do hospital, mas este ano já é uma vitória”, conta a mãe.
O pequeno Humberto teve como tema da festa o desenho Toy Story. A celebração contou comes e bebes, familiares e amigos em um espaço reservado do hospital. Para Nicolle, cada detalhe simboliza uma conquista coletiva: “O cuidado vai muito além da área da saúde. É gratificante ver meu filho sendo amado por todos os que estavam presente na data”.
Emoção semelhante à vivida por Juliana Sousa, 37, mãe do Noah, o qual também completou o primeiro ano de vida, porém, na última segunda (25), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital.
“Eu chorei muito. Não ia comemorar o aniversário dele, mas adorei que a equipe fez uma festinha silenciosa, com bandeirinhas e um bolinho simbólico. Foi muito bonito. Isso é humanização, eu me senti amparada”, relatou Juliana.
Para o técnico de enfermagem da UTI Edson Silva, esse cuidado faz parte do compromisso da equipe com o bem-estar emocional das famílias: “Estar no hospital com um filho pequeno é doloroso. A festa rompe um pouco a rotina e traz alegria. É uma forma de mostrar que eles não estão sozinhos. Cada aniversário celebrado torna nossa equipe mais unida e feliz”, destacou.
Por se tratar de um ambiente de internação, a comemoração organizada pela equipe de saúde foi simples e adaptada: um parabéns em tom baixo, um bolo simbólico e a presença da mãe ao lado dos profissionais de saúde que acompanhavam o pequeno no horário de visitas.
Segundo a médica intensivista do Hias, Fabíola Cavalcante, os momentos é planejada com cuidado e responsabilidade. “Mantemos todos os protocolos de segurança, desde a higienização dos itens até a simplicidade da festa, com bolo simbólico e participação restrita. O mais importante é que esses momentos tragam esperança e mostrem que, mesmo no hospital, é possível celebrar a vida”.
A diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, destaca que o hospital busca oferecer um cuidado que vai além da assistência médica. “O convívio familiar é essencial. Promovemos aniversários, festas do Dia das Crianças e momentos de lazer para as mães, porque acreditamos que a recuperação também passa pelo afeto e pela esperança”, afirma.