Primeiro Passo: um caminho de oportunidades para a juventude cearense no mercado de trabalho

28 de agosto de 2025 - 09:56 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Thiago Gaspar e Hiane Braun/Casa Civil e Cláudio Rocha/SPS - fotos Yuri Leonardo - Casa Civil - Infográfico

O projeto do Governo do Ceará atende jovens entre 14 e 29 anos, com oportunidades para Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário

A primeira experiência profissional do estudante Glauson da Silva Santos, de 17 anos, morador do bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, teve início em novembro do ano passado, após ser encaminhado pelo Primeiro Passo para uma vaga na área de Comunicação no setor público. Glauson é um dos milhares de jovens cearenses que ingressaram no mercado de trabalho por meio do projeto do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS).

“Eu tive a iniciativa de crescer, ter uma renda, um trabalho, e descobri o Jovem Estagiário através do Cits [Centro de Inclusão Tecnológica e Social – Mucuripe], que fica perto de casa. Eu não conhecia [o Primeiro Passo], mas eles me explicaram tudo. Depois de me inscrever, eu fui chamado”, conta o estudante, que mora com a mãe, a faxineira Irismar da Silva Santana, 35, outros dois irmãos e o padrasto.

Hoje, a rotina de Glauson é dividida entre os estudos na 2ª série do Ensino Médio, cursado na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Paróquia da Paz, com as descobertas no estágio de 4 horas diárias, realizado no turno da manhã.

“[O Primeiro Passo] ampliou o meu conhecimento e ganhei mais responsabilidade. A minha mentalidade mudou um pouco porque, além da rotina, sei que estou contribuindo com o trabalho dos colegas e construindo meu futuro. Para uma pessoa que não tinha cabeça para ir atrás de um curso, agora penso em trabalho, e talvez em ser fotógrafo”, acrescenta Glauson, que comprou o primeiro notebook economizando o que recebe do estágio e do programa Pé-de-Meia.

Criado em 2007, o Primeiro Passo é uma política estadual de inclusão social e profissional que contempla jovens cearenses de 14 a 29 anos. Um projeto que promove formação cidadã, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, em três linhas de atuação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário.

De acordo com a SPS, o Primeiro Passo é responsável atualmente por cerca de 9% dos vínculos formais firmados entre jovens, empresas e escolas públicas no Ceará. Em 2023 e 2024, mais de 14 mil jovens foram impactados. As oportunidades de emprego formal também alcançaram, no ano passado, quase 3 mil beneficiários do programa Ceará Sem Fome. A expectativa é chegar ao fim de 2025 com 4.500 contratos formalizados só no Jovem Aprendiz.

“O Primeiro Passo é uma oportunidade para o jovem que impacta em toda a família. O jovem tem alguma renda que pode colaborar em casa ou possibilitar suas primeiras conquistas, a mãe vê seu filho com uma ocupação, trilhando um futuro promissor. Então é mais uma ação do Governo do Estado de garantir autonomia financeira às famílias cearenses, por meio da qualificação e do apoio na inserção do mercado de trabalho”, ressaltou a vice-governadora do Ceará e secretária da Proteção Social, Jade Romero.

Qualificação e acompanhamento

A coordenadora de Inclusão Social da SPS, Wânia Azevedo, explica que as linhas Aprendiz e Bolsista incluem cursos de qualificação que estimulam as habilidades técnicas e interpessoais. “A qualificação acontece de acordo com as vagas disponibilizadas nas empresas. Nós qualificamos nas áreas de Comércio, Serviço, Indústria. A inserção é feita diretamente tanto na Capital quanto no Interior”, detalha.

A SPS conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha os jovens durante o vínculo, estabelecendo comunicação aberta e atuação direcionada para questões socioemocionais. “30% dos jovens são efetivados nas empresas em que fizeram a aprendizagem. Aqueles que não são efetivados, procuramos encaminhá-los para outras oportunidades de trabalho, fazendo a interlocução com o IDT/Sine”, pontua Wânia Azevedo.

A coordenadora reforça que o projeto tem contribuído para ampliar a escolaridade e a empregabilidade da juventude de baixa renda no Ceará. “Ao longo desses 18 anos, só na aprendizagem, que é a inserção direta no mercado de trabalho, estamos falando de um universo de 54 mil jovens. O impacto na economia local, nos municípios, tem sido bem expressivo. Além disso, muitos desses jovens retornaram à escola, acessaram universidades”, avalia.

Mais que números, o Primeiro Passo representa o incentivo que muitos jovens precisam para sonhar. É o caso da aprendiz Laura Jeovana, 18, moradora do bairro Curió, na Capital, que conheceu o Primeiro Passo enquanto participava de cursos em um dos Complexos Sociais Mais Infância, equipamento da SPS. Pronta para uma nova e sonhada jornada, Laura inicia, neste mês, o curso de Administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“Eu acho que só vai cair a ficha quando chegar o dia 28 [de agosto] e eu estiver lá [na universidade]. A gente se sente mais feliz sendo reconhecido, ao ver que o nosso esforço valeu a pena. Um jovem se sente no paraíso [no Primeiro Passo], porque a gente vê que tem oportunidade, que podemos, para além de um ensino público, nos qualificar”, acredita.

Saiba como participar

Os(as) interessados(as) podem acessar o site www.sps.ce.gov.br, clicar no destaque Qualificação Profissional e preencher formulário de inscrição. A página também disponibiliza chat, números de telefone e outros endereços eletrônicos para contato.

Também é possível obter mais informações procurando atendimento na rede da SPS, como os Cits e Complexos Sociais Mais Infância, ou junto às secretarias municipais de Assistência Social.

Contatos

E-mail: primeiropasso@sps.ce.gov.br
Jovem Aprendiz – (85) 98522-9229
Jovem Bolsista – (85) 98522-4005
Jovem Estagiário – (85) 98439-3486