Programa Ceará Sem Fome certifica beneficiários e entrega kits profissionais para impulsionar empreendedorismo

28 de agosto de 2025 - 10:28 # #

Vanessa Darj - Ascom Primeira-Dama - Texto
Larissa Morena - Ascom Primeira-Dama - Foto

O programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, certificou 74 beneficiários que concluíram cursos do eixo +Qualificação e Renda nesta quarta-feira (27). A cerimônia, realizada na Secretaria da Proteção Social (SPS) em Fortaleza, contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, e da vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero.

Moradores de bairros como Barra do Ceará, Jangurussu, Jardim Guanabara e Granja Lisboa, os participantes receberam certificados em áreas como costura de cama, mesa e banho, cabeleireiro, barbeiro e escovista. Além da certificação, todos receberam kits de trabalho completos, permitindo que iniciem ou fortaleçam seus próprios negócios.

A vice-governadora Jade Romero destacou o papel do Governo em criar oportunidades. “Às vezes a gente tem um sonho, mas o que faz a gente realizar é a oportunidade. O Governo do Estado tem dado a oportunidade não só da qualificação profissional, mas também de iniciar o negócio sem precisar tirar dinheiro do bolso ou fazer empréstimos”, afirmou. Ela incentivou os formandos a continuar sonhando e construindo uma vida melhor.

A primeira-dama Lia de Freitas reforçou que a qualificação profissional é um caminho para a transformação social, com todo o trabalho oferecido de forma gratuita. “A entrega dos certificados e dos kits é um incentivo para que cada um de vocês continue sonhando e investindo em novos projetos”, disse.

Entre os beneficiários, histórias de superação se destacaram. Jocasta Alves, da Barra do Ceará, que trabalha no setor de beleza desde os 14 anos, celebrou a oportunidade de ampliar seus serviços e aumentar a renda da família com o curso e o material recebido. Já Benedito Severino, formado em barbeiro, ressaltou o impacto do kit de ferramentas em seu trabalho, permitindo que ele agora possa atuar por conta própria.

Programa Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome é uma iniciativa permanente do Governo do Ceará focada no combate à fome e na segurança alimentar. O programa opera em três frentes principais: Cartão Ceará Sem Fome – benefício de R$ 300 para mais de 47 mil famílias; Cozinhas Sociais, uma rede com mais de 1.300 cozinhas que servem mais de 130 mil refeições diárias; e campanhas solidárias que já arrecadaram mais de 500 toneladas de alimentos em eventos.

O eixo +Qualificação e Renda, lançado em junho de 2024, visa criar oportunidades de autonomia econômica e social. Desde o seu início, já capacitou cerca de 19 mil pessoas e tem a meta de formar 55 mil até o final de 2026 em áreas como Beleza, Gastronomia, Tecnologia da Informação e outras, fortalecendo a autonomia financeira das famílias em situação de vulnerabilidade.