SDE e BNB alinham estratégias para atuação do Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Sertão dos Inhamuns

28 de agosto de 2025 - 15:45 # # # # #

Ascom SDE - texto e fotos

Avançam as tratativas da parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), com o Banco do Nordeste (BNB). O secretário da SDE, Domingos Filho, se reuniu nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, na sede da SDE, com representantes do Banco do Nordeste e prefeitos associados ao Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Sertão dos Inhamuns.

O encontro, que contou com a presença do presidente do BNB, Paulo Câmara, e da superintendente do BNB no Ceará, Eliane Brasil, teve como objetivo alinhar diretrizes e estratégias para viabilizar o fornecimento de linhas de financiamento do banco às regiões integradas ao consórcio.

Na pauta, foram explanados assuntos específicos da região, vocações econômicas regionais, projetos, investimentos e outras prioridades relacionadas ao desenvolvimento econômico do Sertão dos Inhamuns. Já os representantes do banco abordaram sobre linhas de crédito e ações voltadas para empreendedores da região.

Domingos Filho destacou a importância da parceria com o banco. “É uma grande satisfação contar com a presença de prefeitos do Consórcio, e de receber o presidente, a superintendente e demais representantes do BNB. Essa aliança é fundamental para o nosso plano audacioso de desenvolvimento econômico e sustentável de todas as regiões do Ceará”, afirmou. O secretário também mencionou o termo de cooperação já assinado entre a SDE e o BNB que “servirá como base para facilitar o acesso a crédito e o diálogo com empreendedores em outros consórcios do estado”, disse o secretário.

Paulo Câmara ressaltou que a criação dos consórcios otimiza a atuação do banco. “O Banco do Nordeste já tem uma política de desenvolvimento regional, mas a criação desses consórcios vai nos permitir dar respostas mais rápidas. O banco pode ser um parceiro estratégico dos municípios, oferecendo crédito mais barato que realmente gere renda, emprego e oportunidades”, disse o presidente.

A superintendente Eliane Brasil reforçou a relevância da iniciativa da SDE. “Essa estratégia de organizar os prefeitos em consórcios é muito importante. Para nós, que já trabalhamos com programas de desenvolvimento territorial, ter essa parceria será excelente para desenvolver novas ações”, comentou. A gestora que também aproveitou a ocasião para divulgar o Dia D de Renegociação para a área urbana, pedindo o apoio das prefeituras para a divulgação. A ação acontecerá ao longo dos próximos meses, com um dia específico a ser alinhado entre cada município e o banco, para fazer mutirão de renegociação de dívidas.

Durante a reunião, foi acordado pelo grupo a realização de um novo encontro que acontecerá durante o Inhamuns Summit, evento que acontece em Tauá. A reunião com representantes da SDE, BNB e do consórcio ficou marcada para o dia 3 de setembro, a partir das 10h.

Cooperação mútua

Em junho deste ano, a SDE e o BNB firmaram termo que visa a cooperação mútua entre as instituições para a ampliação de ações conjuntas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico sustentável do Estado. A parceria tem como intuito somar esforços de ações em conjunto para o fortalecimento da economia cearense, com base em princípios sólidos e uma visão de futuro que concilie desenvolvimento econômico, inclusão social e inovação.