Governo do Ceará reforça segurança na capital e interior com mais de 750 policiais nas ruas
29 de agosto de 2025 - 20:28 #capital #interior #policiais nas ruas #reforça segurança
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
O governador Elmano de Freitas acompanhou, nesta sexta-feira (29), a saída das tropas da segurança pública para mais uma edição da Operação Integração Saturação Total. A ação conta com 752 policiais a mais nas ruas do estado, sendo 212 apenas em Fortaleza. Desta vez, a saída das equipes que vão atuar na capital foi da praça da Paz Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro.
O governador afirmou que o reforço da segurança pública é prioridade na gestão. “É uma operação importante porque une todas as nossas forças de segurança e aumenta o nosso efetivo na rua, no interior e na capital. No último período aumentamos muito o número de prisões de pessoas envolvidas com facções, da mesma maneira tivemos aumento de prisão de pessoas que praticaram homicídio. Então, estamos fazendo um trabalho intenso com a presença dos nossos policiais nas ruas e com muita inteligência”.
Entre janeiro e julho deste ano, o número de prisões de integrantes de organizações criminosas cresceu 52,2% e as prisões por homicídios aumentaram 32,1% no Ceará. Quando se trata de Fortaleza, a alta foi de 103,3% e 41,1%, respectivamente. “Essa operação não tem momento para acabar e o importante é que a gente possa entregar uma ação mais intensa ainda nas áreas que estão exigindo de nós para garantir paz e tranquilidade para as pessoas”, reforçou Elmano.
A Operação Integração Saturação Total tem o objetivo coibir crimes violentos letais e intencionais e inibir a atuação de organizações criminosas. O reforço, que teve início na noite desta sexta-feira (29), conta com 198 viaturas e 110 motocicletas a mais nas ruas de todo o Estado. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, explicou como são montadas as operações.
“A gente tem como parâmetro a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As pesquisas mostram onde as coisas acontecem, que horas acontecem, a dinâmica do crime, além da inteligência, que são aquelas informações que não se transformam em dados. Então, ouvimos a inteligência, ouvimos a nossa análise e estatística e distribuímos os policiamento nas manchas criminais”, explicou.
Foi com esse trabalho entre estatística, inteligência e identificação de manchas criminais que as Forças da Segurança Pública prenderam 138 envolvidos em crimes realizados no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, entre julho e agosto deste ano. O secretário destacou a importância dos investimentos na pasta e a diferença que isso tem feito nos resultados entregues à população. “Temos tido investimentos que têm fortalecido o trabalho realizado pela segurança pública, isso tem sido fundamental”, concluiu.
Entre os investimentos na área da segurança pública estão mais de 2 mil vagas aberta em concursos em andamento para as Forças de Segurança; mais de 3 mil profissionais nomeados para reforçar a Segurança; e investimento na compra de quase 4 mil armas.