Grupos de Trabalho apresentam propostas integradas em reunião sobre a COP30
29 de agosto de 2025 - 09:43 #Ativos Ambientais #COP 30 #GTs #Recaatingamento #SDE #transição energética
Ascom Sema - texto e fotos
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, liderou, nesta quinta-feira (28), a segunda reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do Ceará, responsáveis pela elaboração de propostas para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). O encontro aconteceu na sede da secretaria e contou com a participação da procuradora da Semace, Luciana Barreira (GT Recaatingamento); da assessora da Sema, Tayná Lemos (GT Ativos Ambientais); e da secretária executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Brígida Miola (GT Transição Energética), além do secretário executivo Cassimiro Tapeba e da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Karyna Leal.
Com foco nos eixos de Transição Energética, Recaatingamento e Ativos Ambientais, os Grupos de Trabalho apresentaram propostas integradas com o objetivo de impulsionar uma transição socioecológica no semiárido. As ações incluem a preservação e recuperação da caatinga, o apoio a pequenos produtores e a promoção de uma convivência sustentável com o bioma, conforme destacou Luciana Barreira.
De acordo com Vilma Freire, “estão sendo desenhadas propostas para apresentar ao governador Elmano de Freitas. Cada estado poderá apresentar até dois painéis temáticos na COP30, além de haver um espaço destinado ao Consórcio Nordeste”, afirmou. Entre os temas em destaque estão a transição energética, iniciativa voltada à democratização do acesso a energias renováveis, e ações de reflorestamento aliadas a programas sociais.
Para a gestora, o objetivo é consolidar o Ceará como referência nacional em transição energética e regeneração ambiental, com ênfase na articulação regional. “Estamos desenhando modelos que servirão de base para políticas públicas”, completou Vilma.
Consórcio Nordeste e COP30
O Ceará coordena a Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste. A secretária Vilma Freire é a coordenadora técnica, enquanto o governador Elmano de Freitas atua como coordenador político.
Em maio, Vilma Freire participou de uma reunião com o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, para discutir e organizar a participação dos estados brasileiros na Conferência. Na ocasião, foi informado que será solicitada à organização do evento a realização de painéis específicos e a criação de um espaço para um estande representando a região.