Pinacoteca promove visita mediada com curadoria compartilhada da exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”

1 de setembro de 2025 - 16:36 # # # # #

Maurício Ruan Izidorio, sob supervisão de Silvia Bessa - Texto
Divulgação - Foto

Mediada por Ismael Gutemberg e Débora Soares, a visita inicia no museu e segue para o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil, no entorno do Complexo Estação das Artes

A Pinacoteca do Ceará inicia setembro com uma visita especial à exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Ismael Gutemberg e Débora Soares, que integram a curadoria compartilhada, apresentam a mostra e o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC), no entorno do Complexo Estação das Artes, explorando o potencial cultural do território. Outro destaque da semana é o Ateliê Criança Cria que traz uma oficina inspirada nas obras de Chico da Silva. Completam a programação o tradicional Yoga ao Pôr do Sol e o programa Pouso do Trabalhador. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

A quarta-feira (3) oferece duas atividades, começando às 12h30 o programa Pouso do Trabalhador traz a oficina “Criação de objetos de apego”, com Iuri Tavares no hall do museu. A atividade apresenta o conceito e modelos de objetos utilizados para alívio de estresse e ansiedade. Acessível em Libras e com 15 vagas, as inscrições são por ordem de chegada. Às 17h, o pátio da Pinacoteca recebe mais uma edição do “Yoga ao Pôr do Sol”, com Ceci Shiki conduzindo a prática meditativa sahaja yoga. São 30 vagas. As inscrições começam com uma hora de antecedência.

Na sexta-feira (5), o público pode participar de uma visita mediada pelas exposições em cartaz, conduzida pelos arte-educadores do museu. A atividade começa às 15h, é acessível em Libras e oferece 20 vagas, com inscrições a partir de uma hora de antecedência na recepção.

Destaque

O sábado (6) traz um dos destaques da semana: a visita mediada à exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção” com Ismael Gutemberg e Débora Soares do  Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil (NUPAC). Os dois participam da curadoria compartilhada da mostra. A atividade começa às 15h, na exposição em cartaz na Pinacoteca do Ceará desde maio, se estendendo até a sede do NUPAC, um espaço que desenvolve atividades de museologia social, turismo comunitário, direitos humanos e cidadania cultural. A visita é acessível em Libras e conta com 20 vagas. As inscrições, na recepção do museu, começam com uma hora de antecedência.

As atividades do domingo (7) são voltadas ao público infantil. O Ateliê Criança Cria “Chico para colorir” começa com uma visita à Mostra Acervo da Pinacoteca do Ceará para apresentar para as crianças o universo fantástico de Chico da Silva. Depois os pequenos vão colorir seres inspirados nas obras do artista. São duas sessões, às 10h e às 15h, com 15 vagas cada para crianças a partir de 3 anos. As inscrições são feitas na recepção. As crianças devem estar acompanhadas de pelo menos um responsável.

Em cartaz

Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, aberta à visitação até 26 de outubro de 2025; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

Serviço

Programação de 3 a 7 de setembro 

03/09/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Criação de Objeto de Apego”
Com Iuri Tavares
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
15 vagas. Inscrição na recepção 1h antes

03/09/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Sahaja Yoga)
Com Ceci Shiki
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição na recepção 1h antes

05/09/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção 1h antes

06/09/2025 | sábado | 15h às 17h
Visita Mediada com curadoria compartilhada
Com Ismael Gutemberg e Débora Soares
Local: Exposição “Existências Paralelas – acervo em (des)construção” e Nupac – Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção 1h antes

07/09/2025 | domingo | 10h às 11h e 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Chico para Colorir”
Com Iuri Tavares
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 3 anos
15 vagas. Inscrição na recepção

Todas as atividades são gratuitas
As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.