PMCE promove aulão de defesa pessoal feminina em escola técnica em Fortaleza
1 de setembro de 2025 - 11:16 #19º BPM #jiu-jitsu #PMCE #Projeto Criança de Luz #segurança
Ascom PMCE - texto e fotos
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) promoveu, nesse sábado (30), um aulão especial de defesa pessoal feminina no Grau Técnico Fortaleza. A atividade, realizada pelo soldado PMCE Fernandes, da 3ª Companhia do 19º Batalhão (3ª Cia/ 19º BPM), faixa preta de jiu-jitsu, fez parte das ações em alusão ao Dia Internacional da Igualdade Feminina e foi voltada para todas as alunas interessadas em aprender técnicas de proteção pessoal.
O evento teve grande adesão e recebeu elogios da direção da escola técnica. O professor de jiu-jitsu pelo projeto Crianças de Luz, que atende a mais de 170 pessoas no bairro Castelão, apresentou às alunas técnicas específicas de defesa contra situações de agressão física, com exemplos reais de agressões às mulheres. Com o sucesso da atividade, o projeto da PMCE já foi convidado para retornar à instituição em breve.
Projeto social
Por meio do projeto Crianças de Luz, a 3ªCia/ 19ºBPM mantém aulas regulares gratuitas de jiu-jitsu em escolas da região, incentivando a prática esportiva como ferramenta de disciplina, educação e cidadania. Conforme o soldado PMCE, 40% dos alunos do projeto são mulheres, em contrapartida à média de 3% a 5% nas academias da modalidade esportiva.
“Sou muito feliz em fazer parte do Projeto Criança de Luz, amo o que faço. Levo meus alunos para participar de competições e eles amam. Uma aluna já alcançou seis medalhas internacionais”, comentou o soldado da PMCE e praticante de jiu-jitsu desde que entrou para a corporação. Para o militar, a ampliação do acesso das mulheres à modalidade esportiva, fortalece a própria capacidade de defesa e a prevenção da violência.