HUC realiza primeira campanha de incentivo à doação de sangue e arrecada mais de 90 bolsas
2 de setembro de 2025 - 13:47 #saúde #Sesa
Ascom HUC - Texto e Fotos
Um gesto coletivo de solidariedade marcou a primeira campanha de incentivo à doação de sangue realizada pelo Hospital Universitário do Ceará (HUC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ação aconteceu em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), também da Rede Sesa, e contou com a participação de colaboradores do hospital e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No total, foram coletadas 95 bolsas de sangue, além do cadastro de voluntários para doação de medula óssea. A ação contou também com a presença do mascote do Hemoce, o Hemocinho, personagem em formato de gota de sangue, que visitou os ambientes do hospital convidando para a doação.
Para a fisioterapeuta Ana Jéssica Lopes, que atua na reabilitação de pacientes oncológicos no HUC, a iniciativa foi uma oportunidade de reforçar seu compromisso com a solidariedade. “Quando soube que o Hemoce estava aqui, aproveitei para realizar minha segunda doação. No setor de oncologia, vemos diariamente pacientes que necessitam de transfusões e, quem tem saúde, não pode deixar passar a chance de ajudar”, destacou.
A mobilização também envolveu os estudantes da Uece, que aproveitaram a proximidade da universidade com o hospital para participar da campanha. Foi o caso de Denilson Alves, 19, estudante de Administração, que doou sangue pela primeira vez ao lado dos colegas de curso. “Existem várias formas de ajudar e a doação é uma delas. Se eu posso doar e isso vai ser importante para outras pessoas, por que não?”, questionou.
Organizada pela Agência Transfusional do HUC, a campanha tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos estoques do Hemoce, que atende hospitais da rede pública estadual e municipal. “A doação de sangue é fundamental, especialmente aqui no HUC, onde a complexidade dos atendimentos e as especialidades demandam muito suporte transfusional. Nada mais justo do que estimular nossos colaboradores a participar e também convidar os estudantes da Uece, que estão ao nosso lado, para se engajar nessa ação que beneficia tantos pacientes”, explicou Germison Lopes, coordenador de Hematologia do hospital.
Cada bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas, já que é fracionada em diferentes hemocomponentes. Somente em julho, o HUC realizou mais de 400 transfusões. A unidade conta com uma Agência Transfusional responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue e hemoderivados, além da realização de testes pré-transfusionais que garantem a compatibilidade entre doadores e pacientes.