Setembro Amarelo nos equipamentos da SPS: crianças e adolescentes aprendem sobre inclusão, diversidade e valorização da vida
3 de setembro de 2025 - 14:32 #adolescentes #crianças #equipamentos #setembro amarelo #valorização da vida
Ascom SPS - Texto e Fotos
A programação acontece nos Complexos e Espaços Sociais de Fortaleza e em Barbalha com o tema “Viver, Incluir, Florescer”.
Setembro é um mês de conscientização sobre a valorização da vida. Mas, nos Complexos Mais Infância e Espaços Sociais da Secretária de Proteção Social (SPS), a campanha ganhou novos significados. Em 2025, a programação do Setembro Amarelo foi pensada especialmente para crianças e adolescentes, com atividades que unem ludicidade, inclusão e reflexão sobre o respeito às diferenças.
Ao longo de todo o mês, os equipamentos sociais de Fortaleza e Barbalha se transformam em espaços de acolhimento e aprendizado. A proposta é trabalhar a saúde emocional e a valorização da vida sem falar de forma abrupta sobre temas que podem ser delicados demais para os pequenos. Oficinas, brincadeiras inclusivas, contação de histórias e atividades de empatia convidam as crianças a refletir sobre si mesmas, sobre os colegas e sobre o mundo que as cerca.
“Na infância os valores são construídos. Se conseguirmos mostrar, desde cedo, que a diversidade é parte da vida, estamos formando adultos mais justos, solidários e conscientes do papel de cada um na sociedade”, explica Luísa Rocha, pedagoga da Célula de Gestão dos Complexos Mais Infância da SPS.
Ampliando os olhares na programação
Além das atividades voltadas para a primeira infância, a programação do Setembro Amarelo, amplia o olhar e contempla também adolescentes, oferecendo vivências que estimulam a identidade, a autoestima, o diálogo e participação social.
Entre as ações estão oficinas de autoretrato, rodas de conversas sobre preservação da natureza, alfabetização e inclusão, além de atividades criativas como o “Mapa da Identidade Adolescente” e o desafio “Meu projeto de vida em um minuto”. Também estão previstas dinâmicas de empatia, como a experiência de ser deficiente visual por um minuto, e oficinas de autocuidado, como o “Pote da Calma”, que incentiva práticas para lidar com emoções. Ainda inclui atividades culturais e de lazer que atraem os jovens, com sessões de cinema com o filme “Superação de Auggie Pullman – Crianças e Adolescentes”, trilhas ecológicas, a exemplo do percurso nas dunas da Sabiaguaba.
Além dos adolescentes, as famílias seguem no centro da programação, como os Dias D Mais Infância, encontros festivos que reúnem apresentações musicais, brincadeiras, atividades esportivas e vivências coletivas em todos os Complexos. Passeios em parques, oficinas interativas e atividades inclusivas contemplam as ações, reforçando a ideia de que o cuidado e aprendizado se constroem em conjunto.
Datas que dialogam com o mês
Além do Setembro Amarelo e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a programação se conecta a outras datas comemorativas do mês, como o Dia da Árvore (21), que inspira atividades ao ar livre, plantios e trilhas ecológicas; o Dia Nacional do Teatro (19), celebrado com peças e dramatizações; e o Dia Mundial do Surdo (26), que destaca a Libras como ferramenta de inclusão.
Onde acontece?
As ações se espalham por sete equipamentos da SPS em Fortaleza e Barbalha:
Complexo Social do João XXIII
Endereço: R. Araguaiana, 77 – João XXIII, Fortaleza
Complexo Social do Cristo Redentor
Endereço: R. Camélia, 450 – Cristo Redentor, Fortaleza
Complexo Social do Curió
Endereço: Rua Dom Helder Câmara – Lagoa Redonda, Fortaleza
Complexo Social de Barbalha
Avenida Coronel João Coelho, nº 207, no Centro, em Barbalha
Espaço Social do Dias Macedo
Rua Boaventura, 767, no Dias Macedo, em Fortaleza
Espaço Social da Barra do Ceará
Rua Moacir, 45, Barra do Ceará, em Fortaleza
Espaço Social do Quintino Cunha
Rua São Lucas, 271, Quintino Cunha, em Fortaleza
Serviço
Setembro Amarelo: Vem viver e florescer nos Complexos Mais Infância e Espaços Sociais
Quando: 1 a 30 de setembro de 2025