Ceará recebe etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025
4 de setembro de 2025 - 15:38 #Ceará #Estapa estadual #Olimpíada Brasileira #Robótica 2025
Ascom Secitece - Texto
Mais de 190 equipes participam da competição que estimula a criatividade e a formação de futuros talentos em ciência e tecnologia
A capital cearense será palco, no próximo sábado (06), da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, na modalidade prática — esportiva e de resgate. O evento acontece das 7h às 19h, na quadra esportiva do Colégio Farias Brito Jovem Central (Rua Senador Pompeu, 2607 – José Bonifácio), com cerimônia de abertura marcada para às 9h.
A etapa estadual é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e colégio Farias Brito. A atividade é gratuita e aberta a estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado de escolas públicas e privadas.
Equipes cearenses
Neste ano, 199 equipes cearenses se inscreveram nas modalidades práticas de Robótica de Resgate e Robótica Artística. Na primeira, os times devem projetar robôs autônomos capazes de superar obstáculos e resgatar vítimas em cenários simulados de desastre, sem qualquer intervenção humana. Já na modalidade artística, os estudantes dão asas à criatividade com apresentações que envolvem dança, teatro, mágica, shows de comédia e outras expressões culturais, todas protagonizadas por robôs.
Além de promover o aprendizado prático, a OBR busca despertar vocações científicas e tecnológicas, incentivando jovens talentos a seguirem carreiras ligadas à inovação. Os alunos que obtiverem maior desempenho avançam para a etapa nacional, que este ano será realizada em Vitória (ES). Os vencedores nacionais poderão ainda representar o Brasil na etapa mundial da competição.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é considerada uma das maiores olimpíadas científicas do país e, desde sua criação, já impactou milhares de estudantes, aproximando ciência, tecnologia e educação de forma lúdica e desafiadora.