Residentes médicos da Rede Sesa compartilham experiências em jornada científica

4 de setembro de 2025 - 16:34 # # # #

Daniel Araújo - Ascom Esp-CE - Texto
Raiane Ferreira - Fotos e vídeos

As pesquisas expostas foram desenvolvidas em oito programas da Residência Médica da instituição de ensino

Promover a troca de conhecimentos e experiências no campo da Pesquisa em Saúde. Foi com esse objetivo que médicos residentes, estudantes de Medicina e graduados na área participaram da primeira Jornada Científica da Residência Médica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

O evento aconteceu nessa quarta-feira (3), na sede da autarquia, em Fortaleza, com uma programação diversificada, oportunizando a apresentação dos projetos de pesquisa dos profissionais em formação, além de trazer palestras, mesas-redondas e debates conduzidos por referências técnicas da Saúde.

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, abriu os trabalhos do dia, realizando uma conferência sobre as especificidades dos processos de ampliação, interiorização e qualificação da Residência Médica no estado.

De acordo com a gestora, a iniciativa se torna uma etapa importante na trilha formativa dos residentes por incorporar o elemento da competência em pesquisa. “Não apenas considerando o estudante que busca se capacitar enquanto pesquisador, mas também aqueles que pensam a ciência como um processo importante da sua prática profissional e da sua prática clínica”, refletiu.

Aliança teórico-prática

Residente do terceiro ano do programa de Ginecologia e Obstetrícia da ESP/CE, Lia Nunes está criando um protocolo para rastreio de câncer anal de alto risco em mulheres.

Desenvolvida no âmbito do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a pesquisa, na avaliação dela, está sendo uma oportunidade de somar diretamente com futuras soluções de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Veja o depoimento da discente.

Uma jornada de conhecimento

Idealizado pela Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE, por meio da Gerência de Residência Médica (Gremed), o encontro integrou o plano de atividades do Curso de Apoio ao Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Residências (TCR), iniciativa educacional do Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde (Velas), da autarquia.

Ao todo, 26 trabalhos científicos desenvolvidos nos programas de Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina do Esporte e Exercício, Reumatologia, Pneumologia, Endoscopia Ginecológica e Cirurgia Geral da Residência Médica foram expostos ao público e a uma banca avaliadora. Na ocasião, a análise do grupo também contribuiu com a fase de qualificação dos textos acadêmicos.

De acordo com a equipe pedagógica da Gremed, outros 37 projetos devem ser apresentados no próximo mês de outubro e em fevereiro de 2026.