Seir, Sepince e Detran discutem criação do programa CNH Popular Quilombola e Indígena

4 de setembro de 2025 - 13:22 # # # # #

Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Seir - Fotos

O diálogo entre as secretarias da Igualdade Racial (Seir) e dos Povos Indígenas (Sepince), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), avança na construção do programa CNH Popular Quilombola e Indígena. Nesta quarta-feira (3), representantes das pastas e dos movimentos participaram de uma reunião na sede do Detran-CE.

A secretária-executiva da Igualdade Racial, Martír Silva, destacou a importância da iniciativa, parte do projeto Quilombo Vivo. Segundo ela, a medida vai ampliar direitos e facilitar o acesso das comunidades ao documento. “Estamos articulando mais um passo na garantia de direitos aos povos quilombolas, facilitando o acesso ao documento que proporcionará mais mobilidade e cidadania”, afirmou.

Também participaram do encontro o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, membros da equipe técnica do órgão e os secretários Juliana Alves e Jorge Tabajara, titular e executivo da Sepince, respectivamente.

O formato da CNH Popular Quilombola e Indígena ainda está em definição e mais detalhes deverão ser divulgados em breve. Por parte do movimento quilombola, esteve presente uma representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).