Ceni lança editais para fomentar investimentos e negócios no Ceará
10 de setembro de 2025 - 14:42 #Adece #Ceni #editais #investimentos #SDE
Ascom SDE - texto e fotos
Em sua terceira reunião, o Comitê Estadual de Negócios de Impacto no Estado (Ceni) lançou dois editais para fomentar investimentos e negócios no Ceará. Ocorrida na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), na tarde desta terça-feira (9), com a presença de integrantes do Ceni, a reunião debateu essas e outras pautas no intuito de fortalecer o apoio a novos negócios no estado, além de implementar a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDE e presidente do comitê, Rennys Frota, anunciou o lançamento dos editais e falou sobre a validação do Plano Estadual de Negócios de Impacto parabenizando todas as instituições envolvidas na deliberação. “Vamos validar aqui o plano que é um documento que conduzirá o empreendedor cearense, para que ele possa buscar uma visão estratégica para financiar seus negócios com instrumentos que se desdobram no nosso atendimento ao público. Parabenizo a condução e genialidade de todos que colaboraram para a conclusão deste plano e para que pudéssemos lançar os editais”, afirmou o secretário que também destacou que o plano será lançado pelo governador Elmano de Freitas, juntamente com o secretário da SDE, Domingos Filho.
O InovaImpacto 2025, edital construído em parceria entre SDE e Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap), também foi lançado durante a reunião. Ele visa apoiar, por subvenção econômica, 10 negócios de impacto socioambiental. “O objetivo é permitir incentivar o empreendedorismo socioambiental, que são projetos cuja finalidade principal é ter uma relevância, ou de redução de pobreza, combate à fome, com alguns ODS específicos, visando os objetivos centrais da ONU 2030”, disse o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, acompanhado do presidente do órgão, Raimundo Costa.
Também foi lançado o Edital de Impacto Produtivo, de iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Coalizão pelo Impacto (ICE). O documento irá selecionar 10 negócios de impacto que estejam em estágio de validação, oferecendo soluções inovadoras, tecnológicas ou não, voltados para desafios sociais-ambientais presentes nas cadeias produtivas da economia tradicional do Ceará. “Um dos principais objetivos é que esses negócios de impacto possam ajudar na solução de problemas, gargalos e desafios gerados ao longo da cadeia de valor de setores econômicos cearenses em atividade do estado”, informou o gerente de Fomento Econômico da Adece, Eduardo Neto.
Para o secretário da SDE, Domingos Filho, a concretização dos editais reflete o empenho do Governo do Ceará em promover o crescimento econômico e sustentável do estado, por meio de ações do Ceni. “Os editais, que juntos somam investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, demonstram os esforços do governador Elmano de Freitas, para efetivar políticas públicas que promovam o crescimento da economia cearense aliado à sua responsabilidade da sustentabilidade nas áreas de desenvolvimento econômico, juntamente com as ações do comitê. É um grande avanço para o estado”, declara o titular da pasta.
Os editais já se encontram disponíveis nos sites da Funcap e Adece.
Outras deliberações
Também esteve na pauta da reunião do Ceni a apresentação do projeto da empresa Energia Pecém, que visa a transição energética da sua usina termelétrica a carvão para gás natural. “É um projeto piloto, em fase de teste, e de grande impacto para a sociedade pois busca a utilização do coco que é abundante no Ceará, visando conciliar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Estamos desenvolvendo junto com a Universidade Estadual do Estado para que com a cadeia de fornecimento possamos aproveitar o uso do produto”, explicou o diretor de operações da empresa, James Cambuí.
Além disso, o Ceni, por unanimidade, deliberou também a votação de sua nova secretária executiva, Luana Araújo, que hoje atua como assessora técnica da Adece, sendo responsável pelo Projeto Geração Tech, de qualificação de jovens para o mercado de tecnologia e inovação.
Saiba mais
Além da SDE, Adece, Funcap e Secitece, fazem parte do Comitê: Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Junta Comercial do Ceará (Jucec); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria Estadual do Trabalho (SET); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); Banco do Nordeste (BNB); Associação Somos Um e Instituto de Cidadania Empresarial (Ice).