Experiência prática na Aesp/CE prepara cadetes do Curso de Formação da PMCE para rotina nos batalhões
10 de setembro de 2025 - 14:00 #AESP #batalhões #curso de formação
Ascom Aesp/CE - texto e fotos
Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), iniciaram, nesta quarta-feira (10), as funções de aluno oficial de dia (para os cadetes do 2º ano de formação) e de aluno auxiliar de dia (para os cadetes do 1º ano de formação). A iniciativa tem como objetivo preparar, na prática, os futuros tenentes para as funções que desempenharão no dia a dia em seus batalhões.
A 2ª tenente Iderlane, oficial de dia na Aesp/CE, explicou como será desempenhada essa atividade pelos cadetes: “Na função de cadete de dia, ele é o cadete mais antigo designado para aquela data, pois diariamente haverá um cadete diferente, com o objetivo de vivenciar a aprendizagem da função de oficial — de tenente. Ele é responsável por receber todas as alterações dos pelotões, repassadas pelos xerifes de turma, e transmitir essas informações a mim, que sou a oficial do dia. É uma forma de aprendizado, porque futuramente, como oficiais, eles estarão na minha posição de tenente”, detalhou.
Para esclarecer, a oficial explicou o que são as chamadas alterações, que os cadetes de dia têm a missão de informar: “As alterações consistem em casos de algum cadete não estar em sala de aula, em situações de afastamento por motivo de saúde, falta de instrutores ou quando algum aluno está ausente por cumprir outra missão”, explicou.
Na manhã desta quarta-feira, a escolhida para a função foi a cadete Nadynne, do 2º Pelotão do CFO – Ano 2. Portando o braçal da Aesp/CE e devidamente fardada, ela comentou sobre a experiência de estar no último semestre do Curso de Formação: “Estar aqui é a realização de um grande sonho. Após dois anos no Curso de Formação, estamos cada vez mais próximos de vivenciar a rotina dos batalhões. Para mim, é motivo de muito orgulho fazer parte da Polícia Militar do Ceará.”
A cadete também fez questão de agradecer à instituição: “Gostaria de deixar registrada minha gratidão à Aesp e a todos os seus profissionais, que contribuíram de forma tão eficaz para a nossa formação”, concluiu.