Governo do Ceará convoca mais 103 aprovados no último concurso da Pefoce

10 de setembro de 2025 - 18:29 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Com esse reforço, a Pefoce deve passar a ter 752 servidores. Cerca de 33% destes foram nomeados de 2023 para cá

Reforçando ainda mais os investimentos nas Forças de Segurança, o Governo do Ceará convocou, nesta quarta-feira (10), 103 aprovados no último concurso da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, acompanhado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; pelo perito-geral da Pefoce, Julio Torres; e o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto.

O governador Elmano de Freitas destacou que esse é um importante passo no enfrentamento ao crime. “Esse é um anúncio muito importante para o fortalecimento da perícia forense, para termos trabalho investigativos com maior qualidade, para garantirmos provas suficientes para demonstração ao Ministério Público, ao Judiciário, de apoio e investigação que realizamos no Ceará”, pontuou o governador.

A medida tem o objetivo de ampliar a cobertura dos serviços periciais em todo o território cearense, dando uma maior celeridade e qualidade nas investigações técnico-científicas. Ao todo, estão sendo convocados 64 peritos e 39 auxiliares de perícia.

Fortalecimento da segurança

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, ressaltou os importantes investimentos que a área da segurança tem recebido. “Eu tenho que agradecer os investimentos que a pasta da segurança tem recebido. Isso é estímulo para aqueles que estão estudando para fazer parte das Forças de Segurança, mas também para aqueles que já estão na ativa. É uma decisão acertada de fortalecer as instituições”, concluiu.

Entres os investimentos de impacto direto na perícia forense, está a autorização para o início das obras do Núcleo Regional da Pefoce na Serra da Ibiapaba, um investimento de R$ 5.7 milhões, que beneficiará 14 municípios; a entrega de equipamentos para o fortalecimento de análises periciais, com um recurso superior a R$ 15 milhões; a entrega do analisador genético Spectrum ao Núcleo de Perícia em DNA Forense; a inauguração da nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce, no Benfica; e a expansão na infraestrutura da sede da Pefoce, com melhorias nos núcleos de Engenharia, Balística e no Laboratório de Impressão Papiloscópica, além da entrega de novos equipamentos para esses setores.

Aumento no quadro de servidores

Com os 103 convocados, a Pefoce passará a contar com 752 servidores. Destes, 186 foram nomeados na atual gestão, representando um acréscimo de cerca de 33% no quadro de servidores. Responsável pelo órgão, o perito-geral Julio Torres pontuou a importância desse acréscimo para melhor servir à população cearense.

“É um momento de muita alegria essa convocação de todo o cadastro de reserva, isso mostra a importância da perícia, da prova técnica, dentro do cenário da investigação. É a ciência a serviço da justiça”, afirmou. “Alguns dos novos servidores serão lotados já no nosso novo núcleo de Tianguá. Então, isso é a perícia forense expandindo. Com isso, faremos parte, junto das demais forças de segurança, desse fortalecimento. Nós temos, hoje, uma perícia bem equipada para trabalharmos e trazer a sensação de segurança para o povo cearense”, complementou. Com essa convocação, fica zerado o cadastro de reserva do concurso, realizado em 2021.

Os novos convocados iniciarão a formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) ainda em setembro. Responsável pela Aesp, o diretor-geral Leonardo Barreto, assegurou a boa preparação dos novos servidores. “A nossa Academia se encontra perfeitamente preparada e estruturada para, em breve, receber essa turma. Nossa Academia Estadual é uma referência nacional, garantindo que entreguemos profissionais capacitados para a população cearense”, finalizou.

Com uma carga-horária de 540 horas, a formação terá uração de três meses. A capacitação contempla conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação técnico-científica nas diversas áreas da perícia forense.