Seminário DoCEntes promove socialização de conhecimentos entre profissionais da educação
10 de setembro de 2025 - 16:14 #Profissionais da Educação #Seminário DoCEntes #Socialização de conhecimentos
Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Yuri Martins e Sadraque Santos - Foto
A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta terça, quarta e quinta-feira (9,10 e 11), no Centro de Eventos do Ceará, o Seminário DoCEntes 2025, com o tema “a educação na promoção do desenvolvimento sustentável: contribuições dos saberes docentes”. O encontro conta com a presença de 800 professores da rede pública estadual e tem como objetivo discutir questões essenciais à educação cearense, articulados às demandas globais. A ação ocorre por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).
O Seminário DoCEntes é um evento acadêmico anual, que em 2025 tem na programação palestras, apresentações de trabalhos, atrações artístico-culturais, entre outras atividades visando à socialização de saberes entre os educadores cearenses.
Para este ano, o seminário propõe ampliar as discussões acerca da prática pedagógica, destacando os debates sobre meio ambiente e emergência climática, em consonância com o tema norteador adotado pela Seduc para as ações pedagógicas no ano letivo.
Nesta 7ª edição, foram 586 submissões de trabalhos recebidas no período de inscrição, número que evidencia o engajamento dos docentes da rede. Ao todo, estão sendo apresentados 322 projetos, distribuídos em três diferentes modalidades: 173 banners, 141 comunicações orais e oito apresentações artístico-culturais.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, enaltece o compromisso e a dedicação dos professores na produção de conhecimento que transforma a prática em sala de aula.
“Temos muito a aprender com essas experiências e eu tenho grande reconhecimento por cada trabalho realizado. Essa vivência, desenvolvida no chão da sala de aula, nos inspira. A iniciação científica que começa com os professores chega até os estudantes, abrindo caminhos para a juventude. Parabenizo os professores que, mesmo com a rotina intensa, encontram tempo para se dedicar ao estudo e à pesquisa, reafirmando o compromisso com o futuro. Estudar fortalece, amplia horizontes e abre nossas mentes”, ressalta.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, enfatiza a importância do evento como um espaço de reflexão, troca de experiências e valorização da cultura no processo educativo.
“As escolas passaram o ano refletindo sobre essa temática, tanto nos trabalhos desenvolvidos com os estudantes, como nas pesquisas desenvolvidas pelos professores no seu laboratório, que é a escola. Esses trabalhos mostram a potência da nossa rede e dos nossos professores na construção de uma educação com qualidade e equidade. Temos buscado garantir, anualmente, a presença da dimensão cultural no seminário, incentivando os professores a participarem dessas atividades, que ampliam nosso repertório, nossa forma de enxergar o mundo e contribuem para a nossa integralidade”, sublinha.
O professor Caio Henrique Moura, da EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios, em Itarema, considera o encontro como um ambiente de valorização e compromisso coletivo com a educação.
“Estar aqui é celebrar a nossa profissão. Mas é, também, lembrar da importância do nosso compromisso com a educação de qualidade, contribuindo para a formação dos nossos estudantes. O seminário oportuniza crescimento a nós. Cada trabalho que está aqui é muito importante para o debate e gera contribuições para que a sociedade se construa de forma mais justa, democrática e sustentável”, frisa.
Há, ainda, no local do evento, um espaço maker e uma zona de descompressão, livres para visitação coletiva. O primeiro ambiente simula um laboratório criativo, em que os participantes podem experimentar, criar e aprender “colocando a mão na massa”, com ferramentas e tecnologias diversas, em vivências interativas e colaborativas, configurando-se como uma experiência prática que complementa os conteúdos apresentados. Já a zona de descompressão é um espaço planejado para que os professores possam pausar, descansar e relaxar entre uma atividade e outra.
Mariana Carneiro, professora da EEMTI Figueiredo Correia e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cícera Germano Correia, em Juazeiro do Norte, compartilha a satisfação de vivenciar novamente o evento e destaca a importância do encontro para o fortalecimento do trabalho docente.
Estou tendo a oportunidade de participar pela segunda vez, e estou muito feliz. A programação está maravilhosa, com colegas apresentando todo o seu talento. Esse é um momento que nos incentiva, contribui para o fortalecimento do nosso currículo e nos permite valorizar e compartilhar nossas habilidades. A equipe de professores do Ceará é muito forte e merece ter esse reconhecimento”, salienta.
A coordenadora da Coded/CED, Vagna Lima, ressalta a relevância do evento para a valorização e disseminação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da rede pública estadual.
“Temos aqui uma demonstração, uma pequena amostra de um amplo repositório que está se constituindo. A cada ano, os trabalhos estão mais qualificados e nós temos mais dificuldade para selecioná-los, pois cada ação traz um universo de aprendizado. Aqui se constitui a inteligência coletiva da educação cearense, em que vemos os professores voltando o olhar para a sua prática pedagógica. Cada participante traz apenas uma única prática das que desenvolveu ao longo do ano letivo, mas com certeza foram realizadas muitas outras. São experiências validadas em sala de aula, que agora ficam à disposição de toda a rede”, observa.
A professora Aritana Gomes, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt, em Fortaleza, evidencia o papel da escola na promoção da produção de saberes entre os estudantes.
“Este é um momento de muito conhecimento. Trouxemos ao evento 10 professores que se inscreveram com trabalhos. Nossa escola é referência no incentivo à iniciação científica entre os alunos. A gente produz esses trabalhos durante todo o ano, e temos a expectativa de trazê-los para o seminário, onde podemos apresentar as nossas experiências e participar dessa troca, que é bastante significativa”, pontua.
Para finalizar o seminário, a manhã do dia 11 será dedicada a uma agenda cultural. Os participantes poderão acessar o guia de sugestões para agendamento de atividades culturais, que incluem visitas a equipamentos como a Biblioteca Pública Estadual, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço, entre outros.