População de Pacujá recebe Centro de Educação Infantil para atender até 208 crianças
11 de setembro de 2025 - 19:17 #Centro de Educação Infantil #crianças #pacujá
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Júnior - Casa Civil - Fotos
Com o investimento superior a R$ 2 milhões, o CEI é o 71° entregue desde 2023
Os olhos de Francisco Samuel, de 2 anos, refletem a alegria das descobertas do primeiro ano escolar. Ele é um dos alunos a estudar no Centro de Educação Infantil (CEI) Braz Gabriel de Sousa, em Pacujá, no Sertão de Sobral. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (11), com as presenças do governador Elmano de Freitas; da secretária-executiva da Educação do Ceará (Seduc), Emanuelle Grace; do superintendente-adjunto de Obras Públicas (SOP), Gadyel Gonçalves; do prefeito do município, Pedro Allan, entre outras autoridades.
“É um sonho, né? É uma oportunidade para a criança se desenvolver e criar vínculo com outras crianças. Para uma criança atípica, o caso do meu filho, conviver com outras é maravilhoso”, afirma a dona de casa e mãe de Francisco, Rosália Almeida de Araújo, 36.
Francisco, inclusive, é um dos cearenses nos quadros pendurados pelo governador na unidade, que é o 71° CEI entregue desde 2023. O investimento para construir e equipar foi superior a R$ 2 milhões.
“Os filhos de Pacujá vão poder ser o que eles quiserem, porque eles têm uma escola de qualidade. Vamos garantir CEI, escola da rede estadual e cursos gratuitos de graduação e especialização, em parceria com o Ministério da Educação”, garante o governador Elmano de Freitas.
O CEI Braz Gabriel de Sousa tem capacidade para atender até 208 pequenos alunos em um espaço adequado, projetado para o desenvolvimento integral das crianças.
“Esse equipamento reafirma o compromisso com a qualidade da educação, garantindo acesso a todas as nossas crianças numa etapa tão importante, que é a etapa da Educação Infantil; a etapa dos primeiros passos, onde os sonhos são plantados para uma coleta próspera, quando encerrarem a educação básica e tiverem acesso à universidade”, pontua a secretária-adjunta da Seduc, Emanuelle Grace.
A educadora Nirla Maria Neri de Abreu é a diretora da unidade. “A gente trabalha com inclusão e afetividade, integrando as famílias e comunidade no processo de aprendizagem”, afirma a diretora.
A estrutura dispõe de berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de referência, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil, além de laboratório de informática e bloco administrativo.
“É uma alegria entregar esse equipamento importantíssimo para as nossas crianças. Vai fazer diferença na qualidade da educação”, ressalta o superintendente-adjunto da SOP, Gadyel Gonçalves.
Os CEIs integram as ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os equipamentos ficam sob a responsabilidade das gestões municipais.
“Esse CEI será um espaço muito especial para nossas crianças, garantindo mais tranquilidade ao papai e mamãe que precisam trabalhar. Elas vão aprender e brincar, com alimentação boa”, reforça o prefeito Pedro Allan.