Hospital Regional Norte realiza desejo de família de paciente e viabiliza batizado de bebê internado

12 de setembro de 2025 - 16:26 # # # #

Thais Menezes - Ascom HRN - Texto e foto

Entre cuidados e orações, bebê recebe batismo na UTI do HRN

Em momentos de fragilidade, a fé pode ser um combustível de coragem e esperança. Para famílias que enfrentam a rotina hospitalar, cada gesto espiritual é também uma forma de fortalecer o coração e renovar as forças. Foi com esse sentimento que a dona de casa Antonia Naiane Magalhães Carvalho, 31 anos, moradora do município de Granja, localizado a cerca de 98 km de Sobral, manifestou o desejo de que seu filho, Marlus Carvalho Gomes, de apenas oito meses, recebesse o batismo, mesmo estando internado no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral.

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica com dificuldades respiratórias, Marlus recebe cuidados especializados diariamente. Atendendo ao pedido da mãe, a equipe do hospital se mobilizou e viabilizou o espaço e todos os cuidados necessários que permitissem que o bebê recebesse o sacramento católico com responsabilidade e empatia. Para Antonia Naiane, o momento representou mais que um rito religioso: foi a renovação da esperança em dias melhores. “Foi um momento muito importante, pois quem tem fé e acredita no poder das orações sabe que, a partir do momento em que ele foi batizado, todas as orações direcionadas a ele serão mais fortes. Fiquei muito feliz em ver toda a equipe que cuida dele reunida aqui no batizado. Em breve estaremos em casa”, disse emocionada.

Humanização e o acolhimento

O HRN valoriza as vontades e tradições de pacientes e acompanhantes. Sempre que há solicitações como esta, os profissionais se mobilizam para garantir momentos de espiritualidade e humanização, reconhecendo a importância de cuidar também das necessidades emocionais das famílias.

Para o coordenador de enfermagem da UTI Pediátrica, Israel Ferreira, a ocasião demonstra a união entre fé e cuidado. “Foi um momento muito especial, em que todos nós, profissionais de diferentes áreas, nos reunimos para apoiar a família e participar do batismo. Momentos como esse fortalecem não só quem está em tratamento, mas também toda a equipe, que vê o sentido do trabalho para além da técnica, acolhendo a pessoa em sua totalidade”, destacou.

O sacramento foi celebrado pelo diácono Edmar Filho, da Pastoral da Divina Misericórdia do bairro Belchior, em Sobral. Ele conta que, sempre que solicitado, participa de momentos como este no hospital, não só envolvendo crianças, mas também pacientes adultos que, em momentos difíceis, encontram na fé um alento e conforto. O diácono também destacou a importância de unir espiritualidade e medicina no cuidado com a vida. “A gente acredita que a graça do sacramento faz muita diferença na vida de uma criança que se encontra com a saúde debilitada. Há muitos estudos que demonstram que a fé pode influenciar as reações orgânicas, ajudando a reduzir a ansiedade, a sensação de desamparo e proporcionando conforto”, afirmou.

Leia também: Jovem internado no Hospital Regional Norte realiza sonho de tocar bateria