Cinema do Dragão celebra aniversário com mostra especial do Studio Ghibli
15 de setembro de 2025 - 11:45 #aniversário #Cinema do Dragão #Mostra Especial #Studio Ghibli
Ascom Dragão do Mar - Texto
Divulgação - Foto
Clássicos do Studio Ghibli e trilhas ao vivo da Camerata da UFC celebram o aniversário de 12 anos do Cinema do Dragão
De 18 de setembro a 1º de outubro, a magia do Studio Ghibli tomará conta das telas do Cinema do Dragão com a Ghibli Fest 2025. A mostra faz parte da programação comemorativa dos 12 anos da reinauguração do Cinema como equipamento público do Ceará, e integra o projeto “Rememorações”, que nesta edição tem como tema “Nas tramas do contemporâneo”. A Ghibli Fest é um dos grandes destaques do mês de celebrações e apresenta uma seleção de 14 filmes que não apenas encantaram gerações, mas também ajudaram a moldar a identidade da animação japonesa no mundo.
A iniciativa, distribuída pela Sato Company, celebra os 40 anos de fundação do Studio Ghibli e as quatro décadas de atuação da própria distribuidora no Brasil. As sessões no Cinema do Dragão acontecem de terça a domingo, sempre às 19h (exceto aos domingos, quando também haverá sessões às 17h). Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), e a classificação indicativa pode ser consultada na programação semanal.
Filmes selecionados
Entre os filmes selecionados estão clássicos como A Viagem de Chihiro (2001), que ganhou o Oscar de Melhor Animação e foi eleito pelo New York Times como um dos melhores filmes do século XXI. Outro destaque é Meu Amigo Totoro (1988), responsável por tornar o carismático espírito da floresta um ícone do estúdio. A mostra também traz obras como O Castelo Animado (2004), Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008), O Serviço de Entregas da Kiki (1986), Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992) e Vidas ao Vento (2013).
Música e cinema
A abertura da mostra, no dia 18 de setembro, será ainda mais especial com uma apresentação da Camerata de Cordas da UFC. O grupo participará do projeto “Nas Trilhas do Dragão”, interpretando composições que se tornaram trilhas sonoras icônicas do Studio Ghibli. Ao todo, a Camerata fará quatro apresentações com diferentes formações, a começar pelo grupo completo na Arena Dragão do Mar, às 18 horas. No dia seguinte, um grupo reduzido se apresentará novamente na Arena, seguido por um concerto intimista com o sexteto na Sala 2 no sábado. A série de apresentações se encerrará no dia 30 de setembro com um concerto gratuito do grupo completo no Espaço Rogaciano Leite Filho.