PMCE realiza Operação Atena com ações ostensivas em todo o Ceará

15 de setembro de 2025 - 16:02 # # # #

Ascom PMCE - Texto

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) desencadeou, neste sábado (13), a Operação Atena, que mobilizou tropas do Policiamento Ostensivo Geral (POG), de Batalhões da capital, Região Metropolitana de Fortaleza e interior norte e sul, de grandes comandos, como o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), além de unidades especializadas, como o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE). A iniciativa teve como foco o enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e a ampliação da presença ostensiva em pontos estratégicos, fortalecendo a segurança da população.

As atividades ocorreram entre 8h de sábado (13) e 8h deste domingo (14), incluindo patrulhamentos motorizados e a pé, abordagens, fiscalizações de veículos, cumprimento de mandados judiciais e apreensão de materiais ilícitos. A operação também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Polícia Civil (PCCE), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Rodoviária Federal (PRF), guardas municipais, secretarias municipais e órgãos de trânsito, além da colaboração da sociedade civil.

Execução

Nos dois dias de execução, a Operação Atena mobilizou amplo aparato policial em todo o Estado. No sábado (13), foram empregados 1.674 policiais militares, 495 viaturas e 397 motocicletas. Já no domingo (14), o efetivo contou com 513 policiais militares, 184 viaturas e 92 motocicletas.

A ação reforçou a presença da PMCE em áreas sensíveis, inibindo atividades criminosas. Com isso, a Corporação reafirma seu compromisso de proteger a população cearense, reduzindo práticas ilícitas e ampliando a sensação de segurança em todas as regiões do Estado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.