Av. Alberto Craveiro terá interdições para avanço das obras do VLT Aeroporto-Castelão

16 de setembro de 2025 - 16:01 # # # # #

Ascom Seinfra - Texto

A partir desta quarta-feira (17), a Avenida Alberto Craveiro terá interdições provisórias para a continuidade das obras da nova linha VLT Aeroporto-Castelão. A ação, que conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), faz parte do cronograma de trabalho iniciado em julho deste ano, após a assinatura da ordem de serviço pelo governador Elmano de Freitas.

O bloqueio provisório, que começa nas faixas próximas ao canteiro central em ambos os sentidos da via, vai do condomínio Reserva Jardim, nas proximidades da Via Marginal Riacho Martinho, até a Rua Paula Frassinetti. Com a interdição, as faixas exclusivas de ônibus serão liberadas para o tráfego misto, e uma nova ciclofaixa de 3,5 metros será implementada ao lado do canteiro central. A AMC já iniciou os trabalhos de sinalização na região para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

O secretário de Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, ressaltou o impacto social da obra. “O VLT Aeroporto-Castelão é uma obra que tem um impacto social muito grande, pois teremos diversos bairros envolvidos, interligando várias linhas, como o VLT Parangaba-Mucuripe. Importante destacar, também, todo o impacto positivo na área do esporte, do turismo e religiosa, com a chegada das duas novas estações. Estamos comprometidos com o avanço dessa obra, com o mínimo de interferência possível, para que ela seja entregue à população no prazo estabelecido”, afirmou.

A linha VLT Aeroporto-Castelão

A nova linha VLT Aeroporto-Castelão é uma expansão do Metrô de Fortaleza que irá conectar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Estação Aeroporto à Arena Castelão, o maior palco esportivo do Nordeste e o quarto maior do Brasil.

O projeto de expansão prevê um trecho de 5,1 km, com mais de 3,2 km em elevado, e a construção de duas novas estações: Estação CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Estação Castelão. O trajeto passará pelas avenidas Carlos Jereissati e Alberto Craveiro.

Com um investimento de R$ 180 milhões, o novo trajeto permitirá o deslocamento direto entre o Aeroporto e a Arena Castelão em apenas 8 minutos. A previsão é que, quando em operação, com dois VLT’s em funcionamento, a linha transporte aproximadamente 35 mil passageiros por dia.