Escolas estaduais conquistam prata e bronze na Olimpíada de Matemática da Unicamp
16 de setembro de 2025 - 16:44 #Ceará #escolas estaduais #Olimpíada de Matemática #Prata e bronze #Unicamp
Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Arquivo pessoal - Foto
A rede pública estadual de ensino cearense trouxe bons resultados da 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). A competição teve a fase final por equipes realizada presencialmente no último sábado (13), no campus da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas/SP. Ao todo, 12 equipes da rede foram finalistas, envolvendo 35 estudantes e sete professores oriundos de seis escolas. A Secretaria da Educação (Seduc) custeou as despesas de transporte, alimentação e hospedagem da delegação estadual.
O destaque foi para o 3º Colégio da Polícia Militar do Ceará Tenente Mário Lima (CPM-TML), de Maracanaú, que conquistou uma medalha de prata e quatro menções honrosas. A Escola de Ensino Médio (EEM) Joaquim Magalhães, situada em Itapipoca, obteve uma medalha de bronze. Conseguiram, ainda, menções honrosas, as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) Clemente Olintho Távora Arruda (Baturité – duas menções), Lucas Emmanuel Lima Pinheiro (Iguatu – duas menções), Rita Matos Luna (Jucás – uma menção) e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Pinto Quezado (Aurora – uma menção).
Aroldo Andrey Damasceno, de 16 anos, cursa a 1ª série do Ensino Médio no 3° CPM-TML. O estudante, que faz parte da equipe Teta, premiada com a medalha de prata na OMU, revela ter começado a trajetória olímpica no 9° ano do Fundamental, quando ingressou na instituição de ensino. Desde então, o jovem segue participando de certames de diversas áreas do conhecimento, obtendo destaque em alguns, principalmente nos de matemática, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Canguru.
“Realizando diversas olimpíadas, aprendi que esse mundo é muito mais que medalhas, mas sim sobre o que conquistamos no processo, como aprendizagem, momentos únicos com participantes de todo o país e desafios que sempre nos fazem melhorar cada vez mais, trazendo conhecimentos que levamos para a vida”, resume Aroldo.
A respeito da 41° OMU, o estudante considera que a experiência foi “fascinante”, com avaliações rigorosas. “As premiações podem ser usadas para ingresso em universidades como a própria Unicamp. Após eu e minha equipe passarmos pela prova desafiadora, que possuía cinco questões para serem feitas em quatro horas, conseguimos conquistar a medalha de prata, concorrendo com tantas equipes e grandes colégios. Nós nos superamos na final, e para essa grande conquista, tivemos muita disciplina, estudo, fé em Deus e muito trabalho em equipe, com o apoio do professor Bruno, que foi uma das peças chaves para essa vitória. Uma grande oportunidade e experiência que ficará para a nossa vida, onde conseguimos representar muito bem o nosso colégio e estado”, finaliza.
Sobre a OMU
A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), criada em 1985, visa contribuir para o desenvolvimento e a formação matemática dos alunos da educação básica que desejem aprofundar seus conhecimentos e estejam dispostos a aprender, com a matemática, a resolver desafios que demandam criatividade e perseverança.
Dividida em dois níveis, Alfa (abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Beta (abrangendo as três séries do Ensino Médio), a OMU é constituída por três fases em equipes e uma fase individual, e todas as provas são dissertativas. Para as fases em equipes, os alunos se organizam em grupos de três estudantes de um mesmo nível e um professor responsável.
A 1ª e a 2ª fases são online, cada uma com uma semana de duração, e a 3ª fase é presencial, na Unicamp. Os alunos do Ensino Médio que participarem de todas as três fases são convidados a realizar a Fase Individual, que também é presencial, com resultado a ser divulgado em outubro próximo.
Além das provas, a etapa final inclui atividades acadêmicas e culturais, o Simpósio de Educação Matemática para professores e a cerimônia de premiação por equipes, coroando o desempenho dos participantes.