Governo do Estado garante participação de delegação cearense em conferência nacional da Igualdade Racial
16 de setembro de 2025 - 14:58 #brasília #Conferência Nacional #igualdade racial #Participação do Ceará #Seir
Ascom Seir - texto e fotos
Uma delegação cearense viajou para Brasília, onde está sendo realizada a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). A participação foi viabilizada pelo Governo do Ceará, após articulação da Secretaria da Igualdade Racial (Seir). A cerimônia de abertura ocorreu nesta segunda-feira (15) e contou com a presença do presidente Lula. A programação segue até a próxima sexta-feira (19).
Os delegados que participam da etapa nacional representam a população cearense e foram eleitos durante o processo conferencial realizado nos últimos meses de maio e junho. Ao todo, a Seir promoveu 13 encontros, entre etapas municipais e regionais. Em agosto, os representantes foram escolhidos na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir).
Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), por meio do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Conapir simboliza a retomada histórica da participação social na formulação de políticas públicas voltadas à igualdade racial.
“Garantir a presença do Ceará na Conapir é reafirmar nosso compromisso com a justiça racial e com o fortalecimento da democracia. Nossos delegados representam a diversidade do povo cearense e contribuem para a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas”, destacou a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira.
Durante a cerimônia de abertura, foram assinados protocolos de intenção para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e para a instalação de uma Casa da Igualdade Racial em Fortaleza. Um dos momentos de destaque foi quando o conselheiro estadual do Ceará, Seu Eudo, entregou uma bandeira cigana ao presidente Lula. No total, foram emitidos 88 bilhetes aéreos para garantir a participação da delegação cearense.
Início de uma reparação histórica
“Feliz é o presidente da República que tem um povo como vocês que, se não acreditassem naquilo que sonham, não teríamos feito uma conferência como essa que temos hoje aqui”, disse Lula, ao discursar na cerimônia de abertura. Ele lembrou que o Estado não pode ser neutro: “é preciso assegurar oportunidades na busca por melhores condições de vida, precisamos dar início a uma reparação histórica.”
Já a ministra Anielle Franco lembrou que a 5ª Conferência acontece 20 anos depois da primeira, após um hiato de sete anos sem um espaço de diálogo tão democrático quanto a Conapir. “Foi de coragem, humanismo e da organização Popular dos Movimentos Sociais que surgiram políticas públicas e a existência do Ministério da Igualdade Racial. Foi assim que não apenas reconstruímos as políticas destruídas, mas avançamos no legado de uma vida mais digna”, disse.
Também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama, Janja Lula da Silva; as ministras dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; das Mulheres, Márcia Lopes; da Cultura, Margareth Menezes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Educação, Camilo Santana; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Previdência Social, Wolney Queiroz.