Dia D da Aprendizagem oferece oportunidades para quem busca emprego

17 de setembro de 2025 - 14:32 # # #

Ascom SET - texto e fotos

Em busca de oportunidades e qualificação profissional, Ariane Sousa, moradora do bairro Canindezinho, encontrou, no Dia D da Aprendizagem, uma nova chance de se inserir no mercado de trabalho.

Na ocasião, Ariane conseguiu emitir o seu cartão do VaiVem trabalhador e conta que será um grande aliado nessa caminhada. “O cartão vai me ajudar bastante, são passagens que fazem a diferença, principalmente para quem é de baixa renda. É uma oportunidade que o governo está trazendo e que vai me ajudar muito.”

O Dia D da Aprendizagem aconteceu nessa terça-feira (16), no Cuca do Mondubim. O evento ofereceu diversas oportunidades para os jovens cearenses que estão em busca do primeiro emprego. O evento é realizado pelo Fórum Cearense da Aprendizagem Profissional, contando com a parceria das Secretarias do Trabalho do Ceará, da Proteção Social, da Secretaria Municipal da Juventude, entre outros.

Como aliado na procura de emprego e capacitação profissional, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), ofertou mais de 3 mil vagas de emprego e cursos de assistente administrativo, consultor de vendas, informática e operador de caixa, além da emissão do cartão do VaiVem Trabalhador.

Aprendizagem como porta de entrada para o mercado de trabalho

O evento contou com a presença do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, que destacou a importância da aprendizagem como porta de entrada para os jovens no mercado. Segundo ele, muitos enfrentam o dilema de não conseguirem a primeira oportunidade pela falta de experiência.

“O mercado exige experiência, mas o jovem ainda não teve como conquistá-la. A aprendizagem vem para solucionar esse desafio, oferecendo um espaço de vivência, de aprendizado e de qualificação. Esse processo é transformador. Todos vocês que já fizeram essa escolha estão dando um passo importante”, afirmou.

O secretário da Juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, também presente na ocasião, falou sobre a importância de transformar a Rede CUCA em um espaço de referência para os jovens da cidade, com foco especial na empregabilidade e qualificação profissional. Segundo ele, o local oferece oportunidades para que adolescentes e jovens iniciem suas trajetórias profissionais.

“Além das vagas de empregabilidade, temos vagas de cursos de qualificação, atividades esportivas, cursos de fotografia, e tudo gratuito. É muito importante que os jovens se informem, se cadastrem e aproveitem essas oportunidades.”