Dragão do Mar integra da programação nacional da Primavera dos Museus

17 de setembro de 2025 - 14:57 # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto
Divulgação - Foto

Programação do MCC e do MAC-CE destaca diversidade de experiências em diálogo com o tema das mudanças climáticas

O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), ambos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, participam da 19ª Primavera dos Museus, uma iniciativa nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus e mudanças climáticas, a edição convida as instituições a refletirem sobre os impactos ambientais e a importância de seus acervos, práticas e ações educativas na construção de uma consciência coletiva para a sustentabilidade e o futuro do planeta. Todas as atividades são gratuitas.

A programação idealizada pelos museus do Centro Dragão do Mar começa no dia 23 de setembro, às 16h, com a roda de conversa “Espaços Culturais e Cultura Surda: Relatos e experiências”, com a presença do Projeto Acesso e convidados — Davi Bruno, Lyvia Cruz, Sofia Moreira, Weverson Martins e Renata Freitas — no auditório do Dragão do Mar. O encontro, promovido pelo MCC, propõe refletir sobre os desafios e conquistas no acesso da comunidade surda aos espaços culturais, trazendo relatos pessoais e experiências que evidenciam a importância da acessibilidade, da representatividade e do diálogo inclusivo no campo das artes e da cultura.

Piquenique no Bosque Vivo

No dia 25, quinta-feira, das 16h às 19h, acontece o “Piquenique no Bosque Vivo do Jangurussu”, em parceria com as Cozinhas Solidárias e a Zona Viva Jangurussu. A ação terá ponto de encontro na Zona Viva Jangurussu, oferecendo uma vivência coletiva em meio à natureza, com certificação do MAC-CE, mediante inscrição gratuita para 60 vagas.

Já no dia 26, sexta-feira, às 15h, a pesquisadora Amadeusa Batista, do MCC, conduz a roda de conversa “A ancestralidade como tecnologia de resistência em Aracati: Elos do patrimônio-territorial, biointeração e afroturismo nas comunidades tradicionais da APA de Canoa Quebrada (Cumbe, Canavieira, Beirada, Estevão e Canoa Quebrada)”. A atividade, que inclui sarau cultural, será realizada no Centro Comunitário do Estevão, em Aracati, com inscrições gratuitas no local (50 vagas).

Trilha Urbana Mucuripe

No sábado, 27 de setembro, a programação se desdobra em dois momentos. O MAC-CE promove, às 8 horas, a “Trilha Urbana Mucuripe Especial Primavera dos Museus”, conduzida pelo Acervo Mucuripe, com saída da Praça de Nossa Senhora da Saúde, no Grande Mucuripe, em Fortaleza, com um percurso acessível em Libras e com 30 vagas, e o MCC organiza a palestra Acervos comunitários como espaços de educação climática crítica”, com as pesquisadoras Adrisia Rocha, Analina Barros, Cristielen Rodrigues e Maria Diva, na sede da Federação do Movimento Comunitário do Pirambu. A atividade, idealizada pelo MCC, inclui ainda uma exposição com material de acervos voltados à temática ambiental.

Para encerrar, no domingo, 28 de setembro, o MAC-CE realiza a mediação “Quando o Museu navega: do museu ao mar, fabulações de ida e volta entre o Dragão do Mar e o Poço da Draga”, conduzida pelo Núcleo Educativo do MAC-CE e pela ONG Velaumar. Um percurso que parte da Praça Verde do Dragão, também com acessibilidade em Libras e terá vagas limitadas a 20 participantes.