Obras do VLT Aeroporto-Castelão avançam na Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza
17 de setembro de 2025 - 11:20 #Fortaleza #infraestrutura #metrô #Mobilidade #VLT Aeroporto-Castelão
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Fotos
A obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Aeroporto-Castelão avança com intervenções na Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza. A ação consiste em uma expansão do Metrô de Fortaleza, que conectará a Estação Expedicionários à Arena Castelão e ao Aeroporto Pinto Martins, com um percurso de apenas oito minutos.
A nova linha terá 5,1 quilômetros (km) de extensão, incluindo 3,2 km em elevado. O projeto prevê a construção de duas novas estações: Estação CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Estação Castelão.
Além de beneficiar turistas que chegam para eventos esportivos e grandes shows, o VLT contribuirá para desafogar o trânsito da região e oferecerá um novo meio de transporte para moradores de bairros próximos. Ideuzuite Nunes, moradora do Dias Macedo, costuma utilizar o transporte coletivo diariamente e ficou animada com as obras. “Eu não esperava chegar aqui e ter essa obra”, diz, impressionada, acrescentando que nunca andou de VLT. “Essa vai ser minha primeira experiência, estou com uma boa expectativa. Sempre que passar aqui, vou ficar de olho”.
Impacto social e satisfação em fazer parte
O projeto não traz apenas benefícios para o trânsito, mas também para a economia local. É o caso de Francisco Gribalga, operário há 17 anos e natural de Sobral, que hoje vive em Fortaleza e é um dos 350 trabalhadores contratados para a obra. “É muita satisfação trabalhar nessa obra, para minha filha, no futuro, poder usufruir”, conta o pai de Ana Gabriela, de 4 anos. O emprego na obra, que ele conseguiu após um período de trabalho informal, representa mais segurança para sua família. “Eu estava trabalhando avulso, mas agora vou trabalhar direitinho aqui”, disse.
A capacidade prevista é de 35 mil passageiros por dia transportados após a conclusão da obra. Isso demonstra o papel desafiador da intervenção.
A engenheira ambiental e de segurança do trabalho Lorena Soares reforça a importância da intervenção. “A gente está com uma intervenção aqui na via pública de grande fluxo, tanto de pedestres quanto de veículos. Essa obra é muito valiosa, pois vai facilitar muito o fluxo de trânsito aqui de Fortaleza e também vai ajudar na questão de economia mesmo, do pessoal que utiliza diariamente o transporte público para ter outras alternativas de transporte”, destaca ela.