Ceará fortalece laços com empresa japonesa em visita à unidade em Maracanaú

18 de setembro de 2025 - 08:49 # # # #

Ascom SRI - texto e fotos

No âmbito do Programa Ceará Parceiro Global, a Secretaria das Relações Internacionais do Ceará (SRI) realizou, na última terça-feira (16), uma visita à unidade da Kanaflex, multinacional japonesa instalada em Maracanaú. A empresa é referência na fabricação de tubos em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), mangueiras flexíveis e desenvolvimento de soluções para diversos segmentos da economia. A ação reforça o compromisso do Governo do Ceará em aproximar o estado de empresas estrangeiras estratégicas, fomentando parcerias que geram investimentos, inovação, capacitação profissional e empregos para os cearenses.

A equipe da SRI, formada pela secretária Roseane Medeiros, pelo secretário executivo Alberto Antunes, pelo coordenador Filipe Braga e pelo assessor técnico João Guilherme Aracena, foi recebida pelo diretor-presidente da Kanaflex no Brasil, Antonio Novoro Kaneko, pelo gerente industrial Marcelo Motizuki e pelo supervisor industrial da unidade de Maracanaú, Janilson Alves.

Durante a visita, os representantes da empresa apresentaram as operações da unidade cearense, inaugurada em 2020 após um investimento de R$ 76 milhões, que já gerou 70 empregos diretos e atualmente possuem planos de expansão para a fabricação de novos materiais. A planta de Maracanaú integra a rede global da Kanaflex, que hoje conta com 22 unidades fabris distribuídas no Japão, Brasil, Estados Unidos, China e Espanha, e é referência mundial na produção de tubos e mangueiras industriais.

Para a secretária Roseane Medeiros, o encontro reforça a importância do Programa Ceará Parceiro Global. “Nosso objetivo é criar pontes entre o Governo do Estado e empresas estrangeiras que acreditam no potencial do Ceará. Esse diálogo abre caminho para novas oportunidades de negócios, transferência de tecnologia, qualificação da mão de obra e crescimento econômico”, destacou.

Brasil e Japão: 130 anos de laços diplomáticos

A visita à Kanaflex acontece em um ano especial para as relações entre Brasil e Japão, que completam 130 anos de história em 2025. Desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908, até os recentes acordos de cooperação assinados entre os dois países, os laços econômicos, culturais e tecnológicos só têm se fortalecido.

O Japão é hoje o 10º maior investidor estrangeiro no Brasil, com destaque para setores como metalurgia, agronegócio, veículos, química, alimentos e energias renováveis, áreas que o Ceará busca se posicionar como um hub estratégico para novos negócios.

Parcerias para o futuro

A visita integra uma agenda mais ampla do Programa Ceará Parceiro Global, que tem promovido encontros com empresas estrangeiras instaladas no estado e potenciais investidores. A iniciativa busca aproximar o Ceará de atores internacionais, conectando o estado a oportunidades de negócios, inovação e desenvolvimento sustentável.

Com ações como essa, o Governo do Ceará reafirma seu compromisso em atrair investimentos, fortalecer a economia local e preparar o estado para os desafios e oportunidades da economia global.