ESP/CE capacita novas turmas de profissionais de saúde para comunicação em situações críticas
19 de setembro de 2025 - 16:03 #capacitação #comunicação em situações críticas #novas turmas #saúde
Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Arquivo Pessoal - Foto
Cerca de 80 alunos foram contemplados pela iniciativa ao longo deste mês
A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) segue avançando na qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acolhimento e o cuidado humanizado a famílias de pacientes em condições delicadas.
Neste mês de setembro, mais quatro turmas do Curso Básico de Comunicação em Situações Críticas foram capacitadas pela instituição de ensino, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O ciclo de aprendizagem ocorreu nos dias 5 e 6, em Fortaleza, contemplando cerca de 80 profissionais de nível superior de diversas partes do estado que assistem doentes com risco de vida e participam, direta ou indiretamente, do processo de doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes. A estrutura metodológica foi desenvolvida pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha (ONT).
Residente em Medicina Intensiva, com atuação no Instituto Doutor José Frota (IJF), Kétling Laís Konzen (foto), 27, foi uma das alunas. A profissional nasceu em Santa Catarina (SC), graduou-se no Rio Grande do Norte (RN) e, agora, desenvolve novas habilidades e competências na capital cearense.
Para ela, que lida diariamente com a comunicação de situações difíceis a familiares, o curso oportunizou a ampliação de inúmeros conhecimentos. “Apesar de o senso comum dizer que todos sabem se comunicar, vemos diariamente situações que poderiam ser evitadas com uma comunicação mais efetiva. Sei que o curso será de grande importância, a partir de agora, pois trabalho em UTI, um ambiente no qual a comunicação é essencial para assegurar o melhor cuidado ao paciente, alinhando equipe multidisciplinar, outras especialidades médicas e, também, a comunicação com os familiares; seja para melhor compreensão do quadro ou para más notícias”, destacou.
Ficha técnica
Com carga horária de oito horas, o projeto educacional abordou temáticas como os sentimentos e comportamentos diante da perda; a postura adequada diante do processo de comunicação e doação; a relação de ajuda; a escuta ativa; as estratégias e habilidades comunicativas para desenvolver um comportamento profissional eficaz, entre outros.
Segundo a enfermeira líder da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Santa Isabel de Blumenau (SC) e uma das professoras, Aline Ghellere Pavei, os discentes desenvolveram, durante as aulas, técnicas de relacionamento interpessoal. “Eles aprenderam a melhorar a relação com a família por meio do entendimento e do acolhimento, colocando-a em uma condição emocional para oferecer a possibilidade de uma possível doação. São habilidades que conduzem a uma comunicação mais eficaz, baseada nos pilares da relação de ajuda: empatia, respeito e autenticidade”, enfatizou.
As quatro turmas do curso foram conduzidas por outras três instrutoras: a enfermeira e coordenadora hospitalar de transplantes da OPO do Hospital Santa Isabel de Blumenau (SC), Charlene da Silva; a médica e coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará (Cetra), Eliana Barbosa; e a enfermeira e coordenadora da equipe de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do IJF, Aline Braga.
De acordo com a Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE, nos últimos cinco anos, aproximadamente 300 alunos foram certificados pela iniciativa.