Sesa realiza encontro sobre segurança do paciente com foco no cuidado neonatal
19 de setembro de 2025 - 16:36 #cuidado neonatal #palestra #saúde
Jessika Sampaio - Ascom Sesa - Texto e Fotos
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta sexta-feira (19), no Nível Central, o evento “Cuidar com Segurança desde o nascimento: Compromisso do Ceará, Cuidado com a Vida”. O encontro foi direcionado aos profissionais que integram os Núcleos de Segurança do Paciente das unidades da Rede Sesa.
Mesa de Abertura – “Cuidar com Segurança desde o nascimento: Compromisso do Ceará, Cuidado com a Vida”
A mesa de abertura contou com a participação de Osmar Nascimento, assessor da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), representando o titular da Sevig, Antonio Silva Lima Neto (Tanta); Dolores Fernandes, coordenadora de Vigilância Sanitária (Covis); e Rianna Nobre, coordenadora da Atenção Especializada e Rede de Atenção à Saúde (Coras), que deu início ao Encontro de Segurança do Paciente.
Em sua fala, a coordenadora da Coras destacou que a segurança do paciente começa antes mesmo da ação direta das redes de saúde, com medidas que atuem na mitigação de processos sociais que impactam no cuidado ainda antes da chegada da mulher ao hospital. Ela lembrou que a Rede Sesa abraçou e se comprometeu com a Rede Alyne, política nacional lançada em 2024 com o objetivo de reduzir óbitos por causas evitáveis e ampliar o cuidado humanizado a gestantes, puérperas e crianças. “Quando falamos em mortes maternas por causas evitáveis, precisamos olhar além do cuidado hospitalar. É fundamental minimizar as desigualdades sociais e raciais que antecedem esse processo.”
Evento “Cuidar com Segurança desde o nascimento: Compromisso do Ceará, Cuidado com a Vida”
Dando seguimento às falas, Dolores Fernandes reforçou a importância da integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde como elemento central da segurança do paciente. “O cuidado começa no pré-natal e, quanto mais investirmos em segurança, menos eventos adversos, como infecções hospitalares, precisaremos enfrentar”, pontuou.
Na sequência, a mesa trouxe o olhar sobre o papel dos profissionais da Rede Sesa como protagonistas desse processo. Osmar Nascimento destacou a relevância do engajamento coletivo. “É muito significativo ver a presença de profissionais de diferentes unidades reunidos aqui, dispostos a compreender e se apropriar de um tema tão relevante. Esse engajamento mostra o compromisso coletivo da Rede Sesa com a segurança do paciente e reforça a importância de transformar conhecimento em prática no dia a dia dos serviços de saúde”, complementou.
Rede Alyne e De Braços Abertos
No Ceará, a Rede Alyne está integrada ao projeto De Braços Abertos, que tem como um dos eixos a Planificação da Atenção à Saúde. Entre as ações previstas, estão a ampliação do acesso a exames no pré-natal, a integração entre maternidades e Unidades Básicas de Saúde, a implantação de ambulatórios para gestação de alto risco e puerpério, além do fortalecimento do método Canguru e da rede de transporte obstétrico e neonatal.
Durante a programação, foram debatidas ações voltadas à segurança desde o pré-natal até o período neonatal, com ênfase na integração entre os diferentes níveis de atenção.
O De Braços Abertos é um projeto da Sesa desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Iniciativas para Comunidades Saudáveis (Umane).