Setor de serviços cresce 2,94% e turismo garante 13,7 mil novos empregos no Ceará

19 de setembro de 2025 - 16:18 # # # #

Ascom Setur - Texto e foto

O turismo está ajudando a movimentar a economia do Ceará. De acordo com PIB do segundo trimestre de 2025, divulgado essa semana pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o setor de serviços, que inclui hotelaria, alimentação, transporte e lazer, cresceu 2,94% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do semestre, o aumento foi de 3,32%, acima da média nacional.

De acordo com o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, os resultados mostram a importância do setor para o desenvolvimento econômico do Estado. “O turismo deixou de ser apenas lazer para se tornar uma das principais atividades econômicas do Ceará. Ele gera emprego, renda e garante crescimento acima da média do Brasil. Esse resultado é fruto da visão do governador Elmano de Freitas, que tem investido na promoção do nosso destino, ampliação de voos e capacitação para os profissionais do setor”, afirmou Bismarck.

Destaques

Alguns setores tiveram destaque. Hotéis e restaurantes cresceram 4,22%, mostrando maior movimentação de turistas. O transporte avançou 6,06%, impulsionado por viagens e deslocamentos. Já os serviços ligados a lazer e cultura subiram 6,05%, acompanhando o aumento das atividades de recreação.

O consumo também refletiu esse movimento. O varejo ampliado cresceu 4,1%, acima da média nacional, com destaque para artigos de uso pessoal (+10,9%) e produtos de farmácia e cosméticos (+8,9%).

O turismo também ajudou na geração de empregos. O setor de serviços abriu 13.798 vagas formais no Ceará no segundo trimestre. Só em hotéis e restaurantes foram 1.258 novos postos de trabalho, reforçando o turismo como importante gerador de renda.

Esse resultado teve impacto direto no PIB do Estado, que cresceu 3,86% no período, contra 2,2% da média nacional.