100 hospitais são mobilizados em todo Ceará para a realização de 2.600 procedimentos no Dia C de Cirurgias
20 de setembro de 2025 - 11:41 #100 hospitais #2.600 procedimentos #Capital e interior #Ceará #Dia C de Cirurgias
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille - Casa Civil - Foto
Ao todo, 14 especialidades médicas foram contempladas em todas as regiões do estado
Com o objetivo de acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos, reduzindo a espera dos pacientes, o Governo do Ceará promoveu, neste sábado (20), o Dia C de Cirurgias Eletivas. Cerca de 100 hospitais, da Rede da Secretaria da Saúde (Sesa) e demais parceiros, foram mobilizados para a ação. Ao todo, 2.600 procedimentos, em 14 especialidades médicas, acontecem ao longo de todo o dia. O pontapé inicial simbólico para as atividades foi dado pelo governador Elmano de Freitas, no Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza.
“Gostaria de agradecer de coração a todos os profissionais da saúde do Ceará. Hoje estamos preparados para realizar 2.600 cirurgias. Somente em Fortaleza serão mais de 400. Teremos atuação em todo o estado com mais de 100 prestadores. Também gostaria de agradecer ao presidente Lula por todo apoio e ajuda. Já passamos de 100 mil cirurgias eletivas neste ano e tivemos mais de 160 mil em 2024. Tudo isso é resultado do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Ao todo, 14 especialidades médicas foram contempladas: Oftalmologia; Cirurgia Geral; Ortopedia/Traumatologia; Ginecologia; Urologia; Oncologia; Bucomaxilar; Aparelho Digestivo; Vascular; Otorrinolaringologia; Cardiologia; Mastologia; Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica.
Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho comemorou a ação. “Estou muito feliz e emocionada por estar aqui nesta ação, num movimento grande de articulação em todo o estado. Conseguimos hoje contemplar um grande movimento de profissionais, mostrando a força do Sistema Único de Saúde (SUS), que ontem completou aniversário de 35 anos. Uma articulação para o bem dos cearenses”.
O início simbólico da ação foi coordenado e envolveu, por meio da internet, a participação das superintendências regionais, por meio do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral; do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim; e o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte.
Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), Mozart Sales exaltou o trabalho feito em todo Ceará, melhorando a qualidade de vida da população. “Estou aqui em nome do ministro Padilha, do presidente Lula, para agradecer todos os profissionais que estão neste sábado cuidando do povo cearense. Essa é uma articulação, uma parceria, com o Governo do Estado, com as secretarias municipais de saúde, para fazer a diferença para o povo cearense. Quando você mostra gente e recurso é que a coisa é para valer e aqui no Ceará é para valer”, afirmou.
Fim da espera
Natural de Maranguape, Heitor Pereira, 23, estava jogando futebol quando acabou lesionando o joelho. Problema comum entre os atletas, o rompimento do ligamento cruzado anterior é grave e causa diversos desconfortos sem a devida intervenção cirúrgica.
Na fila há três anos, o jovem estudante vai conseguir resolver seu problema no Dia C. “Estou muito feliz. Ansioso por isso. O processo, desde que fui transferido para o HUC, foi muito rápido. Me ligaram, fiz o pré operatório e hoje vou me operar”, comemorou.
Esforço estadual
Superintendente da Região Norte, Mônica Lima destacou que serão realizadas cerca de 1.000 cirurgias em toda a região. “É uma imensa alegria e prazer poder participar desse dia histórico para a saúde do Ceará. Estaremos realizando aproximadamente 1.000 cirurgias em várias áreas. Desta maneira, estamos trazendo qualidade de vida e justiça social para o povo cearense”, pontuou.
Teresa Cristina Mota, a Teka, superintendente no Cariri, lembrou a importância e os benefícios do processo da regionalização da saúde em todo estado. “O processo de regionalização da saúde no Ceará traz assistência para a população bem pertinho das suas respectivas casas. Queria agradecer todas as equipes envolvidas nesta grande e importante ação”, afirmou.
Superintendente no Sertão Central, Welinton Queiroz agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas para a chegada da assistência para diversas pessoas. “Vamos realizar muitas cirurgias, dentre elas cinco com o auxílio de vídeo. Com o apoio do Governo do Estado conseguimos realizar os sonhos da população do Sertão Central”, contou.
Mere Nascimento, superintendente na região Litoral Leste/Vale do Jaguaribe, detalhou as ações na região e comemorou o grande fluxo de atividades. “Estamos com 10 unidades envolvidas no Dia C, com a meta de realizar 180 procedimentos. O Dia C é a prova de que quando o sistema está unido conseguimos grandes avanços. Acho que essa é a melhor maneira de comemorarmos os 35 anos do SUS. Viva o SUS!”, finalizou.
Mais recursos
Ainda durante a solenidade, Mozart Sales assinou portaria para a liberação de mais R$ 22 milhões, além de outros R$ 52 milhões previamente concedidos por meio do programa Agora Tem Especialistas, da União.
“O importante é que esse investimento irá se transformar em ações, cuidado, cirurgias para o povo cearense. Mais uma vez, muito obrigado ao Governo Federal”, completou o chefe do Executivo Estadual.