Ceará e Fortaleza abrem portas para jovens aprendizes do projeto Primeiro Passo

20 de setembro de 2025 - 08:11 # # # #

Ascom SPS - Texto e fotos

A Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Ceará firmou parceria com os dois maiores clubes de futebol do Estado, Ceará Sporting Club e Fortaleza Sporting Clube, para ampliar as oportunidades de primeiro emprego para jovens aprendizes. A iniciativa faz parte do projeto Primeiro Passo, que há 18 anos prepara jovens para o mercado de trabalho.

Por meio da parceria, a SPS oferece a qualificação dos jovens enquanto os clubes ficam responsáveis pela contratação, com vínculo formal de trabalho e pagamento do salário durante o período de aprendizagem, que varia entre um a dois anos.

A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, destaca o esforço da SPS em buscar novos parceiros e assim ampliar as oportunidades de trabalho para os jovens. “Atualmente, já temos 950 empresas parceiras do Primeiro Passo. Com essa parceria, a Secretaria qualifica os jovens e essas empresas contratam os jovens, sendo responsáveis pela assinatura da Carteira de Trabalho e pela remuneração. É isso que está acontecendo com os times de futebol”, destaca Jade Romero.

Experiências que inspiram

No Ceará Sporting Club, a jovem aprendiz Andreza Rodrigues vive a realização de um sonho: unir a paixão pelo time à primeira experiência profissional. “Está sendo incrível. Sempre fui torcedora e agora, conhecendo esse outro lado da moeda, posso aprender com a experiência de todo mundo que faz parte do departamento de futebol feminino. Desde o processo seletivo, tenho vivido as melhores experiências possíveis”, conta.

Andreza atua no setor administrativo no departamento de futebol feminino. Ela integra a equipe administrativa e diariamente tem contato com toda a equipe que cuida das jogadoras. “O setor conta com a roupeira, massoterapeuta, fisioterapeuta, nutricionista, treinador, preparador físico e preparador de geladeiras”, enumera.

No Fortaleza Esporte Clube, a jovem aprendiz Lara Targino também compartilha sua trajetória. “Estou no Fortaleza Esporte Clube há quatro meses, atuando na área administrativa do setor financeiro. Desde que entrei, tem sido uma experiência extremamente enriquecedora, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Meu departamento é bastante dinâmico e colaborativo, e mesmo como jovem aprendiz sou incentivada a participar ativamente e dar minha opinião. Trabalhar no time que amo e torço é uma mistura de emoção e responsabilidade. Sou torcedora desde criança, acompanhei o time em momentos difíceis e também nas grandes conquistas. Estar aqui é a realização de um sonho pessoal e me motiva a dar sempre o meu melhor” destaca a jovem.