Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, 19ª Primavera dos Museus ocorre, de 22 a 29 de setembro, em Fortaleza

22 de setembro de 2025 - 11:57 # # # # #

Ascom Secult - Texto
Divulgação - Foto

Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Cultura Cearense, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Casa de Antônio Conselheiro, Museu Ferroviário João Felipe, Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, e Museu da Imagem e do Som do Ceará são os espaços culturais da Secult Ceará que recebem a programação gratuita e diversa

A 19ª Primavera dos Museus 2025, evento que ocorre em todo o país, de 22 a 29 de setembro, convoca à ação e à conscientização para enfrentar a crise climática e, ao mesmo tempo, preservar histórias, territórios e modos de vida. Esta iniciativa ressalta o papel fundamental dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização diante de um dos maiores desafios da nossa contemporaneidade.

No Ceará, o evento reunirá gestores culturais, especialistas e sociedade civil para promover reflexões e compromissos que unem cultura, patrimônio e sustentabilidade no campo museal. A programação, diversificada e gratuita, inclui palestras, exposições, rodas de conversa, percursos por centros históricos, visitas mediadas, cursos sobre imagem, patrimônio e narrativas, oficinas, passeios ciclísticos e debates. As atividades ocorrerão nos espaços e equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, além de ações itinerantes.

Conexões com a memória

A programação visa propiciar o acesso aos museus, que refletem sobre o passado, uma significação sobre o presente e uma projeção para o futuro. Em suas práticas, os museus estabelecem relações com as mudanças climáticas, evidenciando os impactos ambientais, suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana. Os museus têm o poder de desafiar narrativas hegemônicas que invisibilizam injustiças como o racismo ambiental e questões climáticas, como a desertificação, enchentes, queimadas e secas, ampliando o respeito pelos limites ecológicos do território brasileiro.

“Tornar os museus relevantes nesse debate também significa olhar para dentro. Suas próprias estruturas e processos de trabalho, desde o consumo de energia até as parcerias podem ser alinhadas aos princípios que defendem, como o tratamento de resíduos, a transição energética, a incorporação de materiais de baixo impacto em suas reservas técnicas ou a colaboração de comunidades”, destaca Isabelly Pompeu, supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus e Arquivos da Secult Ceará.

Sociedade e natureza

Os museus preservam em seus acervos importantes registros históricos da relação entre sociedades e natureza, desde representações artísticas de ecossistemas desaparecidos até objetos que narram o deslocamento de comunidades por fenômenos climáticos extremos. Esses acervos documentam a capacidade de adaptação e a vulnerabilidade humana frente às mudanças ambientais, possuindo também o potencial de assumir um papel transformador, estimulando um debate profundo e propositivo sobre os desafios climáticos contemporâneos.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 19ª Primavera dos Museus é uma oportunidade importante para reposicionar essas instituições como “patrimônio estratégico para a ação climática”. Ao assumirem um papel ativo na promoção da justiça socioambiental, os museus reafirmam sua relevância como espaços vivos, críticos e necessários, capazes de sensibilizar, mobilizar e colaborar com a sociedade na construção de respostas aos desafios urgentes do presente e do futuro.

Primavera dos Museus na RECE

Espaços como o Sobrado Dr. José Lourenço, o Museu da Cultura Cearense, o Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea, o Museu Ferroviário, a Casa de Antônio Conselheiro, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Museu do Ceará sediam a programação no Ceará, além de ações externas em praças, praias e comunidades.

Entre os destaques estão a exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar, as rodas de conversa sobre sustentabilidade e patrimônio, oficinas de memória e natureza, além de ações externas como a Trilha Urbana do Mucuripe e o mutirão “Bó di Beach” na Praia de Iracema. A Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza no dia 26, de 9h às 11h, a visita mediada à exposição “Quixadá Fantástico: arte, memória e meio ambiente”, com obras surrealistas de Bruno Joe, destacando a potência da imaginação na releitura dos patrimônios naturais e culturais de Quixadá.

Ao longo da semana, o público poderá acompanhar ainda iniciativas que discutem sustentabilidade, patrimônio e saberes tradicionais, como a roda de conversa sobre “Ferrovia sustentável”, e a oficina “Retalhos de Tecido, Fios de Memória”. Também haverá debates sobre cultura surda, afroturismo, acervos comunitários e ações educativas diante das mudanças climáticas, promovendo reflexões sobre o papel dos museus na construção de futuros mais conscientes. A iniciativa busca promover reflexões sobre a preservação ambiental e o papel dos museus na formação de uma consciência crítica diante das mudanças climáticas.

Confira a programação completa

19ª Primavera dos Museus
“Museus e Mudanças Climáticas”
22 a 28 de setembro de 2025
SEGUNDA, 22/09
Sobrado Dr. José Lourenço
9h30 às 10h30 – Roda de Conversa – Residência Artística “Arrumação”, com o artista Célio Celestino. Local: EEEP Marwin

Terça, 23/09
Sobrado Dr. José Lourenço
9h às 11h – Ação Educativa – Percursos Históricos – Práticas médicas, saberes de cura e Centro de Fortaleza, com turma agendada do CIEE. Ponto de partida da caminhada: Sobrado Dr. José Lourenço.

Museu da Cultura Cearense (MCC)
16h – Roda de Conversa | Espaços Culturais e Cultura Surda: Relatos e experiências. Ministrantes: Davi Bruno, Lyvia Cruz, Sofia Moreira, Weverson Martins e Renata Freitas. Local: Auditório do CDMAC

Quarta, 24/09
Casa de Antônio Conselheiro
8h às 12h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro

Sobrado Dr. José Lourenço
15h30 às 17h30 – Ação Educativa – Câmera de papel: como eu vejo meu bairro Com Rafael Fernandes. Local: Escola Municipal

Museu Ferroviário Estação João Felipe
14h às 16h – Roda de Conversa Tema: Ferrovia sustentável: vida nova para materiais antigos. Mediador: Roberto Braun. Local: AFAC (Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará).

Casa de Antônio Conselheiro
14h às 18h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar Local: Casa de Antônio Conselheiro.

Sobrado Dr. José Lourenço
13h às 17h – Curso – Guardar o invisível: imagem, patrimônio e narrativas com Tinally Batista. Local: Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô Museu do Ceará – Anexo

Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô
14h – 17h – Virtual: Roda de Conversa. Tema: “Ações educativas em museus diante das mudanças climáticas”, Mediador: Yasmine Martins Barbosa. Local:Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/MuseudoCeara.

Quinta, 25/09
Casa de Antônio Conselheiro
8h às 12h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar Local: Casa de Antônio Conselheiro.

Sobrado Dr. José Lourenço
13h às 17h – Curso – Guardar o invisível: imagem, patrimônio e narrativas com Tinally Batista. Local: Museu no Ceará – Anexo Bode Ioiô

Casa de Antônio Conselheiro
14h às 18h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro

Sobrado Dr. José Lourenço
14h às 16h – Ação Educativa – Recriando futuros para a cidade com Emanuelle Nascimento Local: CIEE – Centro de Integração Empresa Escola

Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
16h às 19h – Piquenique no Bosque Vivo do Jangurussu. Local: ponto de encontro na Zona Viva Jangurussu. Inscrição gratuita (60 vagas, por ordem de chegada)

Sexta, 26/09
Casa de Antônio Conselheiro
8h às 12h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro.

Casa de Saberes Cego Aderaldo
9h às 11h – Visita mediada à exposição “Quixadá Fantástico” tema: arte, memória e meio ambiente

Casa de Antônio Conselheiro
14h às 18h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro.

Museu da Cultura Cearense (MCC)
15h – Roda de Conversa: A ancestralidade como tecnologia de resistência em Aracati: elos do patrimônio-territorial, biointeração e afroturismo nas comunidades tradicionais da APA de Canoa Quebrada (Cumbe, Canavieira, Beirada, Estevão e Canoa Quebrada). Local: sede da associação de moradores da Vila de Estevão e Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. Ministrante: Amadeusa Batista.

Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS
14h às 17h – OFICINA | Retalhos de Tecido, Fios de Memória, com Naianny Kelly e Nair Beatriz. Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (sala multiuso)

Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS 15h às 18h – OFICINA | Museu da Natureza Com Valdenia Araujo. Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (jardim do Casarão).

Casa de Antônio Conselheiro
17h às 21h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro.

Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
8h às 10h30 – Trilha Urbana Mucuripe – Especial Primavera dos Museus Condução: Acervo Mucuripe. Local: Saída: Praça de Nossa Senhora da Saúde, Grande Mucuripe, Acessível em Libras | 30 vagas.

Casa de Antônio Conselheiro
8h às 12h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro.

Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô
8h às 12h – Bó di Beach: mutirão de limpeza na praia de Iracema com parceria do coletivo Nossa Iracema. Local: Pavilhão Atlântico (praia do Havaizinho).

Museu da Cultura Cearense (MCC)
9h – Roda de Conversas Acervos comunitários como espaços de educação climática crítica. Ministrantes: Cristielen Rodrigues Maria Diva Adrisia Rocha. Local: Femocopi – FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO COMUNITÁRIO DO PIRAMBU. Av. Presidente Castelo Branco, 2709 – Carlito Pamplona.

Sábado, 27/09
Museu Ferroviário Estação João Felipe
14h30 às 16h30 – Mesa redonda Tema: A ferrovia e os impactos ambientais. Palestrantes: Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez (URCA) e Juliana Santos Bandeira Mediação: Alênio Alencar Local: Auditório Kuya.

Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS)
15h às 18h – OFICINA | A Floresta que habito (Com Elen Beatriz e Aládia Vieira). Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS).

Casa de Antônio Conselheiro
17h às 21h – Visita Mediada à exposição Fausto Nilo: o tempo e o lugar. Local: Casa de Antônio Conselheiro .

Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
8h30 às 10h30 – Mediação “Quando o Museu navega: do museu ao mar” Condução: Núcleo Educativo do MAC-CE + ONG Velaumar Ponto de encontro: Praça Verde do Dragão Acessível em Libras | 20 vagas.

Museu Ferroviário Estação João Felipe
10h30 às 11h30 – Visita mediada em parceria com o Mercado Alimenta CE Tema: Ferrovia e a Floresta Esbranquiçada: Memória do Complexo Cultural Estação das Artes. Local: Gare da Estação + Exposição “Nos trilhos do tempo” Mediadoras: Gerli Rodrigues e Suel Silva.