Museu da Imagem e do Som realiza programação com oficinas, yoga, lançamento de livro, show, sarau e roda de capoeira
22 de setembro de 2025 - 14:07 #LANÇAMENTO de livro #Museu da Imagem e do Som #programação #Roda de capoeira
Ascom MIS-CE - Texto e Fotos
Marcando o Mês da Pessoa com Deficiência, a sessão de yoga é acessível para todos os corpos; o sarau será realizado em Libras por pessoas surdas
O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação diversificada, com oficinas compondo a XIX Primavera dos Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com o tema “Museus e mudanças climáticas”, e ações diversas que celebram o Mês da Pessoa com Deficiência, com sessão de yoga acessível e humanizada e sarau em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A semana conta ainda com lançamento de livro de Marluce Aires, show de Bernardo Neto, oficina de cianotipia e roda de capoeira. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
XIX Primavera dos Museus – “Museus e mudanças climáticas”: Oficina “Museu da Natureza”
Na sexta-feira (26), das 15h às 18h, acontece no jardim do Casarão a oficina “Museu da Natureza”, com Val Araújo e Rebeca Eloi, educadoras do MIS. Nesta atividade, os participantes irão conhecer a natureza que existe no MIS, coletando folhas, sementes, pedras, flores para criar uma exposição da natureza. Serão trabalhadas várias técnicas de criação de obras de arte com elementos naturais e em seguida haverá exibição das criações numa exposição efêmera. Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.
XIX Primavera dos Museus – “Museus e mudanças climáticas”: Oficina “A floresta que habito”
No sábado (27), das 15h às 18h, acontece a oficina “A floresta que habito”, com Elen Andrade e Aládia Vieira, educadoras da Galeria da Liberdade. Os participantes serão convidados a criar colagens em fotografias do rosto impressas no papel, utilizando folhas, flores secas e outros materiais orgânicos coletados ao redor do Museu. A proposta é refletir sobre a interdependência entre humanos e floresta, inspirada na cosmologia indígena apresentada na exposição “Re-floresta”, atualmente em cartaz na sala imersiva do MIS. Realizar colagens com folhas em autorretratos possibilita reflexões de forma lúdica e criativa. Serão ofertadas 15 vagas e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.
Yoga acessível e humanizada + Lançamento do livro “Minhas pérolas”, de Marluce Aires, e show de Bernardo Neto (voz e violão)
Também no sábado (27), das 16h às 18h, acontece na praça do MIS uma sessão do projeto Yoga Acessível e Humanizada, seguida pelo lançamento do livro “Minhas pérolas”, de Marluce Aires, e show de Bernardo Neto (voz e violão).
O Yoga Acessível e Humanizada nasce com o propósito de democratizar a prática do yoga, tornando-a uma experiência inclusiva, acolhedora e transformadora para todos os corpos. Todas as práticas são adaptadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e para quem deseja experimentar o yoga em um ambiente de respeito e diversidade. Mais do que uma atividade física, o Yoga Acessível e Humanizada é uma vivência de reconexão com o corpo, a natureza e a comunidade, promovendo saúde, bem-estar, pertencimento e inclusão social. Cada encontro fortalece vínculos e amplia a sensibilização para uma cultura de respeito às diferenças.
Propondo-se a propagar o Bem, o Bom, o Belo, o amor incondicional, o livro “Minhas Pérolas”, de Marluce Aires, nasceu de reflexões diárias, seguindo a orientação da Teia da Vida, uma tecnologia social desenvolvida pela terapeuta ocupacional Ana Maria Teles de Norões, após a autora sofrer um AVC hemorrágico.
Bernardo Neto é cantor e compositor cearense, com 13 discos lançados e parcerias com grandes nomes da cultura nacional, como Carlos Drummond de Andrade, Ziraldo, Rubem Braga e Millôr Fernandes. Premiado em diversos festivais, entre eles o Festival da Música do Rio de Janeiro com a canção Canto Cearense, já se apresentou em palcos marcantes como o Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, CCBNB e no programa Som Brasil, ao lado de Lima Duarte e Cora Coralina. Sua obra une lirismo, identidade nordestina e uma forte presença nos saraus e espaços culturais de Fortaleza.
Dia Mundial da Cianotipia – Oficina de Cianotipia
No domingo (28), marcando o Dia Mundial da Cianotipia, acontece uma oficina desta prática fotográfica com Keli Pereira e Yan Belém, educadores do MIS. Serão realizadas duas turmas: uma pela manhã, de 10h às 12, e outra à tarde, das 14h às 16h. Cada turma oferta 20 vagas. As inscrições devem ser feitas neste link.
Sarau Manas
Ainda no domingo (28), acontece das 15h30 às 17h30, na praça do MIS, o Sarau Manas. A programação é um evento artístico-cultural literário em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que valoriza a produção literária da comunidade surda. Com performances bilíngues, poesias sinalizadas, narração de histórias e roda de conversa, o sarau destaca a Libras como linguagem artística. Com cerimonialistas e artistas surdas, o evento é acessível, colaborativo e aberto ao público. As apresentações são exclusivamente realizadas por mulheres, promovendo inclusão, visibilidade e protagonismo feminino surdo. As inscrições são por ordem de chegada.
Vem vadiar no museu: roda de capoeira com Mestre Urso Preto
No domingo (28), das 16h às 17h30, acontece na praça do MIS a programação Vem Vadiar no Museu, uma roda de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto. A roda acontece no último domingo de cada mês e convida a todos para gingar, brincar e celebrar a preservação desta rica herança cultural.
Pensando no papel que os museus possuem de salvaguardar as memórias e patrimônios culturais, materiais e imateriais na nossa sociedade, como uma ferramenta de mediação dessas atividades, o MIS acolhe e incentiva a manifestação da capoeira com uma roda aberta ao público, onde todos podem participar.
Exposições do MIS e da Galeria da Liberdade
O MIS segue com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão). Já na sala imersiva, estão em cartaz “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Na Galeria da Liberdade está em cartaz a exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”, uma itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo. O espaço recebe visitantes às quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e às sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30). A mostra tem como fio condutor o acervo de história oral do Memorial, que compõe o programa Coleta Regular de Testemunhos, com depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).
SERVIÇO
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Galeria da Liberdade
Avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
– XIX Primavera dos Museus – “Museus e mudanças climáticas”
Oficina | Museu da Natureza com Val Araújo e Rebeca Eloi
Data: 26 de setembro (sexta-feira)
Horário: 15h às 18h
Local: Jardim do Casarão
20 vagas.
Classificação indicativa: Livre
– XIX Primavera dos Museus – “Museus e mudanças climáticas”
Oficina | A Floresta que habito com Elen Andrade e Aládia Vieira
Data: 27 de setembro (sábado)
Horário: 15h às 18h
Local: Sala Multiuso / Sala Imersiva
Inscrições por ordem de chegada.
– Yoga acessível e humanizada + Lançamento do livro “Minhas pérolas”, de Marluce Aires, e show de Bernardo Neto (voz e violão)
Data: 27 de setembro (sábado)
Horário: 16h às 18h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras.
– Dia Mundial da Cianotipia – Oficina de Cianotipia com Keli Pereira e Yan Belém
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: 10h às 12h (Turma 1) / 14h às 16h (Turma 2)
Local: Auditório do MIS
20 vagas por turma.
Classificação indicativa: Livre
– Sarau Manas
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Inscrições por ordem de chegada.
– Vem vadiar no museu
Roda de capoeira com Mestre Urso Preto
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre