2ª Mostra “O Olhar da Rua” inicia circuito itinerante com temporada no Hub Cultural Porto Dragão

23 de setembro de 2025 - 17:00 # # # #

Ascom Porto Dragão - Texto
Divulgação - Foto

Após inauguração no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em agosto, exposição de fotos produzidas por pessoas em situação de rua ocupa o Hub Cultural Porto Dragão por um mês para visitação gratuita

A partir de 24 de setembro, quarta-feira, a 2ª Mostra “O Olhar da Rua” inicia um circuito itinerante entre instituições culturais. A primeira parada é no Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, que, juntamente com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, idealizou as ações que oportunizaram as oficinas de fotografia e a montagem da exposição. A abertura vai ocorrer no Hall do Teatro B. de Paiva, às 9h, e a exposição ficará disponível para visitação gratuita até 24 de outubro.

A abertura da mostra no equipamento contará com uma programação especial para as pessoas em situação de rua assistidas pelo Centro Pop Centro, público que participou das oficinas de fotografia. Durante a manhã, será realizada uma acolhida inicial, seguida de apreciação da exposição fotográfica e finalizando em uma confraternização com karaokê e coffee break na Praça das Artes. Toda a programação também é aberta ao público.

Após a temporada no Hub Porto Dragão, a exposição deve iniciar uma circulação entre outros espaços da Secult Ceará. “Estamos articulando com a equipe de cidadania cultural do Theatro José de Alencar para ser o próximo destino da mostra, e também já iniciamos o diálogo com outros equipamentos para somar nesta ação em rede”, explica Lúcio Paulino, educador social responsável pelo Núcleo de Cidadania Cultural do Hub Porto Dragão.

Realizada pelo Núcleo de Cidadania Cultural do Hub Cultural Porto Dragão e pelo Núcleo de Articulação Territorial do CDMAC, a 2ª Mostra “O Olhar da Rua” reúne 30 fotografias produzidas por dez participantes de um ciclo formativo realizado em julho, com oficinas oferecidas pelo Sesc, por meio do Coletivo Imagem Território, e apoio da Escola Porto Iracema das Artes, que cedeu câmeras para a atividade.

As aulas aconteceram nos dias 23, 24, 25 e 30 de julho, com a participação de assistidos do Centro Pop Centro. Com encontros práticos e teóricos, as oficinas abordaram noções básicas de composição, luz, enquadramento e edição, utilizando equipamentos fotográficos. As saídas fotográficas e rodas de conversa funcionaram como estímulo à criatividade, ao senso crítico e à valorização das experiências individuais.

“Entendemos que a arte é cultura, é um direito de todas as pessoas e possui um imenso poder de estímulo à autoestima e à transformação social. Neste sentido, queremos ampliar o alcance e a visibilidade positiva da exposição, com o objetivo de romper a invisibilidade social, além de promover reflexões críticas sobre desigualdades, moradia e cidadania, e, principalmente, fazer com que a mostra itinerante chegue a espaços que reconheçam e valorizem a potência criativa de pessoas em situação de vulnerabilidade”, finaliza Lúcio.

Sobre o Hub Cultural Porto Dragão

O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre Secretaria da Cultura do Ceará e o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. É responsável por fomentar a economia criativa entendendo-a como modelos de negócio ou gestão originados de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual com o objetivo de gerar trabalho e renda. Para saber mais sobre os programas e ações desenvolvidas pelo Hub Porto Dragão.

Serviço

2ª Mostra “O Olhar da Rua” no Hub Cultural Porto Dragão

Abertura em 24 de setembro (quarta-feira), às 9h

Local: Hall do Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90c – Centro)

Classificação indicativa: 14 anos

Visitação até 24 de outubro

Gratuito e aberto ao público