Pinacoteca abre nova grande exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos” e participa da 19ª Primavera dos Museus
23 de setembro de 2025 - 16:46 #Corpos Explícitos #Corpos ocultos #Pinacoteca #Primavera dos Museus
Ascom Pinacoteca - Texto
Divulgação - Foto
A mostra inédita, com obras de 48 grandes nomes da arte brasileira, propõe uma reflexão profunda sobre o corpo. A semana também traz atividades que celebram a Primavera dos Museus
Na programação semanal de 24 a 28 de setembro, a Pinacoteca do Ceará realiza a abertura de mais uma grande exposição e participa da Primavera dos Museus 2025, iniciativa nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Corpos explícitos, corpos ocultos” será inaugurada no sábado (27) e promete uma imersão na complexidade do corpo por meio de obras de artistas importantes, como Maria Martins, Tunga, Anna Maria Maiolino e Cildo Meireles. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secult-CE e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ainda diversas atividades gratuitas para todos os públicos.
Com curadoria de Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas, a exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos” reúne mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea, de diversas gerações e regiões do Brasil, em torno da investigação do corpo. A abertura da mostra acontece no próximo sábado, dia 27, a partir das 17h, seguida de visita mediada com os curadores.
“Corpos explícitos, corpos ocultos” transforma um pavilhão inteiro da Pinacoteca do Ceará e convida o visitante a refletir sobre o corpo em sua complexidade. A concepção da expografia é do prestigiado escritório de arquitetura Vão, responsável pela 35ª Bienal de São Paulo, em 2023. Com destaque para esculturas, instalações, fotografia, vídeo instalações e vídeo performances, as obras apresentadas configuram uma narrativa visual que interroga o corpo nas suas formas mais explícitas e ocultas, revelando contradições, potências e ruínas do sujeito contemporâneo. Realização do Ministério da Cultura e do Governo do Ceará, com patrocínio do Itaú e da Cagece, a exposição segue em cartaz até 26 de abril de 2026.
Confira a lista completa de artistas e mais informações sobre a exposição AQUI.
Para professores, mediadores e demais profissionais da Educação, os curadores Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas conduzirão uma visita especial no sábado, de 11h às 12h, antes da abertura. Para participar, é preciso se inscrever no link disponível AQUI entre os dias 22 a 25 de setembro. São 20 vagas e o resultado será enviado por e-mail aos inscritos no dia 26. A atividade será acessível em Libras.
Educação e pesquisa
A Pinacoteca do Ceará participa da Primavera dos Museus, que em sua 19ª edição tem como tema “Museus, educação e pesquisa”. Dentro dessa programação que inclui as várias atividades do museu na semana, são destaques a oficina “Acervinho: mudanças climáticas em museus para crianças”, que aborda, de forma lúdica, a conservação de obras e acervos diante das emergências climáticas, e a Conversa de Ateliê “Cultura Sem Obstáculos: Exposições Acessíveis”, sobre inclusão cultural.
Nesta quarta-feira (24), das 12h30 às 13h30, o programa Pouso do Trabalhador “Criação de objetos de apego”, com Iuri Tavares, ensina a criar os chamados stim toys para alívio do estresse e da ansiedade. A atividade é acessível em Libras e tem 15 vagas por ordem de chegada. Mais tarde, às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao Pôr do Sol”, com Gleici Barbosa conduzindo a prática Hatha Yoga. O museu oferece tapete para 20 pessoas por ordem de chegada, e quem quiser trazer o próprio material pode participar no limite de até 20 vagas extras. As inscrições abrem uma hora antes, na recepção.
A quinta-feira (25) traz duas atividades: a oficina “Acervinho: mudanças climáticas em museus para crianças”, das 15h às 17h. Com Amanda Oliveira e Lígia Bessa, a formação lúdica, para crianças a partir de 6 anos, parte das exposições “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e “Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará” para abordar a importância da memória e da salvaguarda de obras de arte em situações de emergência climática. Acessível em Libras, com 15 vagas, a inscrição inicia uma hora antes da atividade. Alunos da escolinha de surf do Moura Brasil terão prioridade. Já às 17h, acontece a Conversa de Ateliê “Cultura Sem Obstáculos: Exposições Acessíveis”, com Marina Baffini. Artista, arte-educadora e especialista em acessibilidade cultural, Baffini compartilha sua trajetória e pesquisas sobre tradução intersemiótica entre imagem bidimensional e estética tátil, apresentando soluções para ampliar o acesso à arte. Acessível em Libras e com 30 vagas, a atividade inicia as inscrições uma hora antes.
Na sexta-feira (26), das 15h às 17h, Ismael Gutemberg e Débora Soares, do Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil (NUPAC), mediam uma visita à exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Os dois participam da curadoria compartilhada da mostra. A atividade tem início na Pinacoteca do Ceará e se estende até a sede do NUPAC, um espaço que desenvolve atividades de museologia social, turismo comunitário, direitos humanos e cidadania cultural. A atividade é acessível em Libras e conta com 20 vagas, as inscrições começam uma hora antes na recepção.
No domingo (28), o Ateliê Criança Cria “Ateliê Sensorial” oferece duas sessões, às 10h e às 15h. Direcionado para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos, a atividade convida a explorar o espaço com brincadeiras que estimulam os sentidos e a criatividade. São 15 vagas por sessão, com inscrições prévias por meio do formulário disponível AQUI até dia 25. As crianças devem estar acompanhadas de pelo menos um acompanhante.
Em cartaz
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
Serviço
Programação da Pinacoteca do Ceará de 24 a 28 de setembro
24/09/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Criação de Objetos de Apego”
Com Iuri Tavares
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
15 vagas. Inscrição na recepção 1h antes
24/09/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Hatha Yoga)
Com Gleici Barbosa
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Tapetes para 20 pessoas; 20 vagas extras para quem trouxer material. Inscrição na recepção 1h antes
25/09/2025 | quinta-feira | 15h às 17h
Oficina “Acervinho: mudanças climáticas em museus para crianças”
Com Amanda Oliveira e Lígia Bessa
Local: Exposições “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, “Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará” e Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 6 anos
Acessibilidade: Libras
15 vagas, com prioridade para alunos da escolinha de surf do Moura Brasil. Inscrição na recepção 1h antes
25/09/2025 | quinta-feira | 17h às 18h30
Conversa de Ateliê “Cultura Sem Obstáculos: Exposições Acessíveis”
Com Marina Baffini
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras (com tradução para o Português)
30 vagas. Inscrição na recepção 1h antes
26/09/2025 | sexta-feira | 15h às 17h
Visita mediada com Nupac – Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil
Com Ismael Gutemberg e Débora Soares
Local: Exposição Existências Paralelas e Nupac, no Moura Brasil
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
20 vagas. Inscrições na recepção 1h antes
27/09/2025 | sábado | 11h às 12h
Visita mediada para professores – “Corpos Explícitos, Corpos Ocultos”
Com os curadores Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas
Local: Pavilhão expositivo 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
20 vagas. Inscrição de 22 a 25 de setembro AQUI
Resultado: 26 de setembro
27/09/2025 | sábado | 17h
Abertura da exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”
Curadoria: Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas
Com visita mediada pelos curadores
Local: Pavilhão expositivo 1
Classificação Indicativa: 14 anos
Acessibilidade: Libras
Gratuito
28/09/2025 | domingo | 10h às 11h e 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Ateliê Sensorial”
Com Juliana Ferreira
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de um responsável
15 vagas. Inscrição de 22 a 25 de setembro AQUI.
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.