Seminário destaca oportunidades de captação de recursos para estados e municípios
23 de setembro de 2025 - 15:12 #Captação de recursos #estados #municípios #Oportunidades #seminário
Dháfine Mazza - Ascom Seplag - Texto
Dennis Moraes - Seplag - Foto
As demandas crescentes da sociedade e as limitações do orçamento público exigem dos governos, sobretudo estaduais e municipais, qualificação e estratégia para o fortalecimento dos cofres públicos. Nesse sentido, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com o Público e Privado (Cocap), realizou, nessa segunda-feira (22), em seu auditório, o seminário “Captação de recursos não onerosos”. O evento reuniu 76 órgãos e entidades do Governo do Ceará, com participação presencial de 153 pessoas e também foi transmitido pelo canal da Seplag no YouTube, permitindo a disseminação do conhecimento para todos os interessados.
Ao abrir o encontro, a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, destacou a relevância do momento e os esforços da Pasta para o fortalecimento da governança interfederativa e para facilitar a captação de recursos não onerosos por parte dos órgãos e entidades do Governo do Ceará. “Precisamos ter a opção de captação de recursos não onerosos cada vez mais fortalecida. Podemos ter mais recursos do governo federal para a execução das políticas públicas do Governo do Ceará”, afirmou.
Conforme a secretária executiva, para possibilitar que os municípios cearenses também fortaleçam seus orçamentos com as transferências voluntárias do governo federal, a Seplag incluiu uma oficina sobre a captação de recursos não onerosos na programação da Caravana Ceará Um Só, evento fruto do programa de governança interfederativa Ceará Um Só que está percorrendo as 14 regiões de planejamento do Estado. “Esta tem sido uma das oficinas mais procuradas da Caravana”. Além disso, a Secretaria também desenvolveu o portal CaptaCeará, onde estão listadas as oportunidades para a captação de recursos não onerosos, facilitando esse processo para os órgãos e entidades do poder público”, destacou Naiana Corrêa.
Parcerias
Na abertura do seminário, a coordenadora da Cocap, Ticiana Gentil, lembrou que o evento foi realizado em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, sendo também uma oportunidade para abordar a Rede de Parcerias – rede colaborativa que fortalece a gestão de parcerias e projetos de infraestrutura da União com foco em capacitação, transparência e comunicação – e a operação da plataforma Transferegov.br, sistema do governo federal que concentra, de forma digital, a gestão das transferências voluntárias de recursos da União para estados e municípios.
“O seminário realizado pela Seplag é extremamente importante para disseminar um conhecimento que tem impacto direto no orçamento e na execução de políticas públicas. É um evento que atende ao pilar ‘Capacitação’ de um acordo firmado pelo Governo do Ceará com o governo federal ainda em 2015, incluindo também os pilares ‘Melhoria da gestão pública’ e ‘Comunicação e transparência’”, declarou Ticiana Gentil.
Programação
A programação do seminário “Captação de recursos não onerosos” incluiu palestra com secretária adjunta da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Regina Lemos, que abordou três temas centrais: a Rede de Parcerias da União, destacando princípios, estrutura e atuação dos pontos focais; a relevância da formação de multiplicadores na gestão pública; e as novidades sobre as transferências especiais, conhecidas como emendas Pix.
O evento contou ainda com a apresentação da coordenadora-geral de Capacitação da Diretoria de Transferências e Parcerias da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Lidiana Gonçalves Basílio, que tratou sobre a operacionalização da plataforma Transferegov.br.
Serviço
A gravação do seminário “Captação de recursos não onerosos” está disponível no canal da Seplag-CE no YouTube. Clique aqui e confira.