Ceará recebe encontro que inicia debate sobre a nova versão do Plano Nacional de Gestão Costeira

24 de setembro de 2025 - 11:37 # # # #

Ascom Sema - texto

A XV edição do Encontro Nacional de Gerenciamento Costeira (Encogerco) vai reunir, de 29 de setembro a 3 de outubro, em Fortaleza (CE), autoridades, pesquisadores, especialistas renomados, gestores públicos, ambientalistas, setor privado e povos e comunidades tradicionais. O objetivo é debater e firmar as premissas para um novo Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC). Serão diversos grupos de trabalho, de exposições, palestras e apresentação de casos. A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis em: https://encogerco.org.br .

O Encogerco é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades brasileiras, como o Secretário Nacional de Mudança do Clima do MMA, Aloísio Lopes Pereira de Melo; do deputado federal, Fernando Mineiro, integrante da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal; e do contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

A última versão do PNGC é de 1997. A atualização é necessária diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima, que afetam diretamente comunidades, ecossistemas e a economia costeira. No Encogerco serão iniciados os debates em torno do PNGC para consolidar a versão final até o final de 2026, no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). A nova versão deve incorporar os conceitos mais contemporâneos do debate sobre o oceano, especialmente em relação às mudanças climáticas, ao papel dos serviços ecossistêmicos na proteção da zona costeira e às soluções de adaptação baseadas em natureza.

De acordo com a titular da Sema, Vilma Freire, o Encogerco é “o momento certo, no lugar certo”, para unir esforços e buscar atualizar o plano, um guia essencial para a proteção e uso sustentável das nossas áreas costeiras. “O Ceará é dono de um dos mais belos litorais do Brasil, um verdadeiro tesouro da natureza, fonte de riqueza para o estado, impulsionando a nossa economia do mar, por meio do turismo, pesca, energias renováveis, biotecnologia marinha e outros. O Encogerco não poderia acontecer em outro lugar”, afirma.

Segundo o coordenador-geral de Gestão Costeira e Marinha do Departamento de Oceano e Zonas Costeiras da Secretaria Nacional de Mudança do Clima (SMC) do MMA, João Luiz Nicolodi, o encontro será uma oportunidade estratégica para iniciar o debate sobre os rumos da gestão costeira no país. “É o grande espaço de diálogo para os diversos setores da sociedade discutirem as questões mais relevantes relativos ao novo plano”, disse.

Serviço

XV edição do Encontro Nacional de Gerenciamento Costeira (Encogerco)
Data: de 29 de setembro a 3 de outubro de 2025
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, Ceará.
A programação completa do evento pode ser consultada aqui (link para https://encogerco.org.br/programacao/)