Ciopaer/SSPDS realiza transporte aeromédico de vítima de acidente de trânsito

25 de setembro de 2025 - 16:43 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Após um acidente de trânsito na cidade de Piquet Carneiro, que fica na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do estado, uma equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) foi acionada, nesta quinta-feira (25), para o transporte aeromédico de uma das vítimas, em razão da necessidade de urgência para o atendimento. A ação contou com apoio do Samu Ceará.

O paciente conduzia uma motocicleta, sem capacete e com sinais de embriaguez, em uma estrada de Piquet Carneiro, quando o acidente aconteceu. Ele foi encontrado caído e com sinais de Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e de politrauma. Diante da situação, a equipe da coordenadoria especializada da SSPDS foi acionada. A vítima precisou ser encaminhada com urgência para uma unidade hospitalar em Juazeiro do Norte (AIS 19).

“Uma ambulância de Juazeiro do Norte para Piquet Carneiro, demora cerca de duas a três horas, enquanto a nossa aeronave consegue chegar em 40 minutos e assim, a nossa equipe consegue estabilizar o paciente, dá o suporte adequado, organiza o paciente e traz ele de volta. Então o paciente se beneficia muito disso porque, o tempo-resposta para o paciente neurocrítico é muito importante. Então, rapidamente nós conseguimos trazer o paciente e ele pode receber o suporte necessário”, destacou a operadora de suporte médico da Ciopaer Andreza Sérvula, que estava na equipe que participou do transporte.

Outra ação

Em outra ação, a Ciopaer/SSPDS foi acionada, na noite de quarta–feira (24), para atender um homem, de 50 anos, vítima de acidente motociclístico, apresentando traumatismo crânio encefálico grave, com necessidade de suporte avançado e emergência neurocirúrgica. A vítima foi socorrida de Iguatu (AIS 21) para Juazeiro do Norte (AIS 19).

Transportes aeromédicos

Os helicópteros da Ciopaer são dotados de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados. As ações médicas contam com a parceria de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.