ESP/CE lança novas versões de painéis de dados das Residências em Saúde

25 de setembro de 2025 - 17:05 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Daniel Araújo - ESP/CE - Foto
Rafael Medeiros - Infografia

Plataformas trazem indicadores relacionados à distribuição das formações pelo estado e o perfil dos residentes

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) lançou novas versões dos painéis de dados dedicados às Residências em Saúde (Médica e Multiprofissional) executados pela autarquia e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Desenvolvidas pelo Centro de Inteligência em Saúde (Cisec), vinculado à Superintendência da instituição de ensino, as ferramentas interativas reúnem, organizam e exibem indicadores sobre os programas formativos das duas iniciativas educacionais.

Segundo a responsável técnica pelo Cisec, Sarah Mendes, o processo de reformulação das páginas virtuais durou cerca de um ano, envolvendo etapas de estudo, checagem e teste da disposição das informações. “Destinamos cinco profissionais da Ciência da Computação, que são membros da nossa equipe. Juntos, desenvolvemos um trabalho de pesquisa, validação de dados, desenvolvimento e ajustes técnicos, com o apoio da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), área responsável pelas Residências em Saúde”, explicou.

O que mudou?

Novos elementos foram acrescentados para compor a plataforma. Agora, além da tela principal, ao lado do ícone “Início”, há outras duas abas: “Visão Geral” e “Mapa”, que foram adicionadas com dados importantes para fins de pesquisa, comparação de gestão e análise do crescimento da oferta anual das vagas.

“No filtro ‘Início’, que já existia na primeira versão, trazemos as principais informações. Já nas abas seguintes começam as mudanças, como no ‘Visão Geral’, por exemplo, que apresenta uma linha do tempo com um gráfico temporal contendo o número de residências, vagas ocupadas e vagas ofertadas desde 2021”, complementa Mendes.

Outros componentes visuais podem ser acessados na parte inferior do site, com informações mais detalhadas sobre os residentes atuantes nas unidades de saúde do Ceará, como naturalidade, progresso no programa, gênero, idade, estado civil, raça/etnia e se o profissional é egresso da rede privada ou pública.

No último ícone, é possível, ainda, encontrar mapas com o número de formações por município. Ouça mais detalhes na fala da gestora:

O catálogo de painéis do Cisec também contempla indicadores relacionados às demandas da Ouvidoria da ESP/CE, às capacitações em Saúde Mental e à distribuição dos profissionais de saúde no Ceará.