Mais infraestrutura para o Cariri: duplicação de 27 km da CE-293 está sendo finalizada
25 de setembro de 2025 - 11:23 #Cariri #duplicação #Estrada #infraestrutura #SOP
Airton Lima - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Foto
A malha viária que cobre o território cearense não para de receber melhorias, levando desenvolvimento da capital ao interior do estado. É o caso da rodovia CE-293, na região do Cariri, onde ocorrem obras de duplicação, sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
O trecho possui uma extensão de 27,40 km, percorrendo os municípios de Missão Velha, Abaiara e Milagres, e interligando-se com a CE-393 e a BR-116. A intervenção entra na etapa final, já com 80% de apronto, e R$ 125,5 milhões de investimentos estaduais.
“Não é só mais uma estrada que vamos entregar. A CE-293 significa progresso e renda para os caririenses, e também mais segurança para o trânsito na região, principalmente para quem passa por Missão Velha em direção ao polo do Crajubar”, avalia o superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças.
Atualmente estão sendo executados os serviços finais de pavimentação com a cobertura asfáltica, para em seguida serem instaladas as barreiras de segurança (bloco new jersey), e por fim a aplicação da sinalização vertical e horizontal em todo o trajeto. Além dessas estruturas, a via já conta com a implantação de três segmentos de pontes de 16,5 m, 16,2 m e 32,7 m, o que agiliza o tráfego na região.
A duplicação da CE-293 vai beneficiar a população dos três municípios, incluindo localidades como Vila Olho D’água, Café da Linha e Ema. A rodovia ainda favorece o deslocamento de pesquisadores e visitantes aos diversos geossítios presentes na área, que fazem parte do Geoparque Araripe e onde ocorrem estudos e extração de rochas e fósseis, como o Geossítio Floresta Petrificada do Cariri e o Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha.