Famílias do Litoral Norte e Centro-Sul já estão recebendo o segundo lote do Vale Gás Social
26 de setembro de 2025 - 10:41 #camocim #Proteção Social #SPS #vale-gás social
Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto
Claudio Rocha - SPS - Fotos
As entregas iniciaram nesta quinta-feira (25), nos municípios de Orós, Jijoca de Jericoacoara, Jucás, Camocim e Cariús
A garantia de um botijão de gás é sinônimo de economia, comida na mesa e dignidade para milhares de famílias cearenses, como a da doméstica Misterlânia da Rocha (42). “Agora eu tenho o Vale Gás e, graças a Deus, já é uma ajuda na economia, no mercantil. O dinheiro que eu gastaria no gás, eu já compro alimentos, arroz, feijão para dentro de casa”, afirma.
Moradora do município de Camocim, ela explica que antes do Vale Gás Social chegar, no início do ano, as refeições mais demoradas eram cozidas com carvão. “Eu tinha gás, mas não utilizava para tudo dentro de casa, mas agora, graças a Deus, está dando certo”, completa.
Ela faz parte das 1.495 famílias camocinenses que já estão recebendo o segundo lote do Vale Gás Social. As entregas dos tíquetes iniciaram nesta quinta-feira (25), nos municípios de Orós, Jijoca de Jericoacoara, Jucás, Camocim e Cariús. No total, 361 mil tíquetes serão distribuídos em todo o Estado ao longo deste ano.
Entre as beneficiárias da Zona Rural está a dona de casa Rosa Ivone (32). Ela conta que as refeições de casa são garantidas pelo esposo, que trabalha como agricultor, e o Vale Gás chega três vezes ao ano para somar. “Os alimentos, a maior parte a gente cultiva. Mandioca, milho, feijão, mas a maioria das coisas a gente faz no gás. Muitas vezes a gente precisa cozinhar à noite e é muito ruim a gente fazer o fogo no carvão ou na lenha. Ter o Vale Gás faz muita diferença”, ressalta.
Acompanhada do marido e dos gêmeos Vinícius e Benício (1), Maria Fabiana (36) também celebrou a chegada do benefício. Dona de casa e mãe de seis filhos, ela explica que é através do trabalho de pescador que o marido vem garantindo a renda de casa e o Vale Gás é um suporte que eles podem contar. “Para mim é bom demais, porque ajuda muito. Quando eu recebo, eu fico contando os dias para receber outra vez”, afirma.
Política pública do Governo do Ceará, o Vale Gás Social possibilita a recarga gratuita do botijão de gás três vezes ao ano. O benefício é coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Conduzindo o primeiro dia de entregas, o secretário-executivo de Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, ressaltou a importância da política para a garantia da segurança alimentar. Na ocasião, o gestor frisou, também, o impacto da articulação de políticas para superação da pobreza e extrema pobreza no Estado.
“A gente tem mais de 100 mil beneficiários espalhados por todo o Estado do Ceará. São pessoas que têm Bolsa Família, muitas delas também são beneficiárias do Ceará Sem Fome. Há uma sinergia desses programas na prática, porque esse, de fato, efetivamente é o público que mais precisa. É esse público que a gente precisa priorizar, e é isso que nós estamos fazendo quando a gente oferta as qualificações profissionais prioritariamente para esse público. Priorizando quem mais precisa com essas políticas a gente consegue efetivamente reduzir a pobreza, extrema pobreza e desigualdade social”, frisou.
Qualificação e renda
Em Camocim, o momento foi marcado, também, pela certificação profissional de turmas dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo. Concludente da turma de Cabeleireiro, Mônica Guimarães (50) celebrou a conquista com o kit instrumental em mãos. “Por enquanto estou fazendo os atendimentos na sala de casa e esse kit vai me ajudar cada vez mais, porque eu tenho pouco material”, conta a dona de casa, que já sonha em abrir seu próprio espaço.
Vale Gás Social
Para saber se é beneficiário, basta acessar o site da SPS (www.sps.ce.gov.br), clicar no banner do benefício e informar seu NIS. Os beneficiários podem buscar a Secretaria Municipal de Assistência Social ou o Cras mais próximo de casa para saber a data de entrega em sua cidade.