Cuidando do cuidador: Hospital de Saúde Mental promove encontro com familiares de pacientes
29 de setembro de 2025 - 13:29 #cuidador #HM #Rede Sesa #saúde mental
Milena Fernandes - Ascom HSM - texto e fotos
Carla Bandeira - arte gráfica
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), por meio da unidade de semi-internação Hospital Dia Lugar de Vida, realizou um encontro com familiares de pacientes acompanhados pelo serviço. O objetivo foi prestar orientação, acolhimento e escuta qualificada. A iniciativa do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância de cuidar também de quem dedica tempo e energia no acompanhamento diário do tratamento.
Durante a atividade, realizada na última sexta-feira (26), os familiares participaram de rodas de conversa e momentos de troca de experiências, conduzidos pela equipe multiprofissional. O espaço possibilitou tira-dúvidas, compartilhamento de informações sobre o tratamento e, principalmente, a valorização do papel dos cuidadores no processo de recuperação.
Enfermeira acompanha familiar de paciente com transtorno mental reforçando a importância da escuta e do acolhimento
“Muitas vezes, os familiares se preocupam tanto com o paciente que esquecem de olhar para si mesmos e adoecem juntos. Nosso papel é dar apoio e orientação também a eles, que são fundamentais na rede de cuidado. O cuidar exige paciência, amor, dedicação, tempo. E a sobrecarga de todas essas responsabilidades pode interferir na evolução do tratamento”, destaca a enfermeira do Hospital Dia, Rosângela Santos.
Entre os participantes, o clima foi de acolhimento e gratidão. “É muito importante poder dividir minhas angústias e também ouvir outras famílias que vivem situações parecidas com a minha. Saio daqui mais leve e fortalecida”, relata Joana Darc, 64, dona de casa e irmã de uma paciente em tratamento.
Profissionais de saúde mental realizam encontros semanais e trimestrais com familiares de pacientes, fortalecendo o cuidado integral
Segundo a coordenadora do Hospital Dia Lugar de Vida, Samia Assunção, encontros como este fortalecem o vínculo entre equipe, pacientes e familiares, além de promover um ambiente mais humano e integrado.
“As atividades que envolvem os familiares de pacientes psiquiátricos são essenciais para o processo de cuidado, entendimento da doença e recuperação. Elas promovem um ambiente de apoio e compreensão, fortalecendo os vínculos afetivos e ajudando a reduzir o estigma e o isolamento que muitas vezes acompanham as doenças mentais. Esse engajamento contribui não apenas para o bem-estar do paciente, mas também para a saúde mental e o equilíbrio da família como um todo. Portanto, investir nessas atividades é fundamental para construir uma rede de cuidado mais humana e integrada”, enfatiza.
Hospital Dia Lugar de Vida
Unidade de semi-internação do HSM, o serviço é voltado para pessoas com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável. Os pacientes passam o dia na unidade e depois retornam para casa. Uma equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social cuida diariamente dos pacientes para que eles não precisem retornar à internação e possam viver com mais qualidade de vida, junto aos amigos e familiares. Para ser acompanhado é preciso ter encaminhamento médico.