Biblioteca Pública Estadual lança curso em Mediação Leitora

30 de setembro de 2025 - 16:17 # # # #

Ascom Bece - Texto e fotos

A formação é gratuita e acontece de forma presencial na Bece de outubro a dezembro

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou, segunda-feira (29 de setembro), o curso “Mediação Leitora”, sob curadoria da profª Sarah Diva Ipiranga. O curso se insere no âmbito do projeto Pomar, iniciativa da Bece, que tem a finalidade de promover experiências formativas para pessoas que buscam ampliar repertórios literários e desenvolver habilidades criativas no campo da mediação de leitura e da escrita.

As inscrições para os interessados na formação seguem até o dia 5 de outubro. O Curso Mediação Leitora ofertará carga horária de 60 horas/aula e será realizado de forma presencial, na sala multiuso da Bece e em outros espaços, no período de 15 de outubro a 10 de dezembro, das 14h às 17h, às quartas, quintas e sextas-feiras.

O Pomar

O projeto Pomar surgiu em 2022 com dois cursos livres, chamados “Laboratórios de Escritas e de Mediação de Leitura”, que foram reeditados em 2023. Em ambas as edições realizadas, o Pomar esteve sob a coordenação da artista e educadora Fernanda Meireles.

“O projeto Pomar une formação, criação e compartilhamento de saberes em um espaço de experimentação coletiva, ao tempo que oferece percursos distintos para Mediação de Leitura e Escrita. O curso Mediação Leitora é mais uma “árvore” que se planta neste Pomar, com o propósito de ampliar horizontes culturais dos participantes e contribuir para o fortalecimento da relação entre leitores, autores e mediadores”, ressalta a Superintendente da Bece, Suzete Nunes.

Curso

A formação em Mediação Leitora insere-se como projeto leitor de afirmação do bem-comum, acessível a todas, todos e todes. O curso busca propiciar experiências significativas de leitura e fundamentar, de forma consistente, a ação mediadora em diversos espaços: escolas, bibliotecas, clubes de leitura etc.

De forma a sistematizar o conhecimento que está envolvido na mediação, o curso organiza-se em três módulos: Aprendizagens, Experiências e Projeções. Cada módulo integra um conjunto de aprendizagens e práticas que subsidiam o processo de movimentação da cadeia leitora (mediador, texto, contexto, leitor).

I – Aprendizagens (Literatura, leitura, leitores, mediadores; Espaços e sujeitos na mediação; Mediação e habilidades socioemocionais)
II – Experiências (Competências de mediação; Acessibilidade ao ato de leitura; A voz e a construção dos sentidos)
III – Projeções (Elaboração de projetos; Criação de um projeto de mediação leitora)

“Mediar significa ‘estar ou passar-se entre duas coisas’, ou seja, ser ponte, construir caminhos e possibilidades. Com esse objetivo de aproximar, ela adentra as práticas educativas e insere-se num ‘ecossistema de aprendizagens’, no qual a troca e o compartilhamento despontam como as suas forças mais motivadoras”, destaca Sarah Diva Ipiranga, curadora do curso.

Estrutura

Organizado em três módulos de 20h, com aulas que acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Confira o calendário e os mediadores:

Módulo 1. Aprendizagens
Mediadoras: Sarah Diva Ipiranga e Rebeca Albuquerque
Datas: 15,16, 17, 22, 23, 24 e 29 de outubro

Módulo 2. Experiências
Mediadora: Luciana Sousa
Datas: 05, 06, 07, 12, 13, 14 e 19 de novembro

Módulo 3. Projeções
Mediadores: Argentina Castro e Talles Azigon
Datas: 26, 27 e 28 de novembro e 03, 04, 05 e 10 de dezembro

Aulas abertas

Os módulos iniciam-se com uma Aula aberta, que estabelecerá um diálogo entre profissionais de relevância e experiência na área da literatura e formação leitora em formato de encontros presenciais, abertos ao público em geral. Confira o calendário:

15 de outubro | “A palavra como resistência”, com Airton Souza e Claudiana Alencar
05 de novembro | “ Ser e estar na palavra andante”, com Glória Diógenes e Fernanda Meireles
26 de novembro | “Eu, você e o outro: palavras de encontro”, com Efigênia Alves e Maura Isidório

Público-alvo: O curso é voltado para pessoas com idade mínima de 18 anos e, preferencialmente, que já atuam como agentes e mediadores de leitura em bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, projetos sociais e buscam ampliar e qualificar sua atuação individual, social ou profissional no campo da mediação de leitura. Ele também se destina àqueles que querem conhecer os processos de mediação leitora e procuram formação específica na área (estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, professores de Literatura e Língua Portuguesa, educadores em geral e demais pessoas interessadas).

“Nosso objetivo é reunir quem já atua ou deseja atuar na promoção da leitura, fortalecendo redes e criando oportunidades de aprendizado coletivo”, afirma Rosana Rodrigues, coordenadora de Ação Cultural e Educativa da Bece.
A Bece oferecerá certificado aos alunos que concluírem os três módulos com, no mínimo, 75% de frequência.

Serviço

Biblioteca Pública Estadual do Ceará lança o Curso Mediação Leitora
Quando: de 15 de outubro a 10 de dezembro
Link Inscrições: https://bece.cultura.ce.gov.br/pomar/