Outubro Prateado: Sedih promove programação especial em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa

30 de setembro de 2025 - 16:03 # # # # #

Ascom Sedih - Texto

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) promove, nesta quarta-feira (1º), a programação do “Outubro Prateado”, que marca o mês de valorização e fortalecimento dos direitos da pessoa idosa. A ação, na sede da Secretaria, no bairro José Bonifácio, em Fortaleza, conta com um dia inteiro dedicado à promoção de serviços, atividades culturais e educativas voltadas à população 60+.

A iniciativa é realizada em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, com o objetivo de ampliar o debate público sobre um envelhecimento ativo e saudável, reforçando que pessoas idosas são protagonistas sociais e não apenas como quem precisa de cuidados.

Segundo dados do último Censo Demográfico (2022), o Ceará ultrapassa 1,5 milhão de pessoas idosas. O número representa 10,4% da população,  seguindo a tendência do País, que também tem índice de envelhecimento em ascensão. Esse cenário reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à inclusão desse público.

Serviços de Saúde

Com foco na promoção de direitos e qualidade de vida, a programação é realizada das 8h às 16h, pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas da Sedih, em parceria com diversas instituições. Os participantes contarão com prestação de serviços de saúde, cidadania, orientação jurídica e previdenciária, além de atividades culturais e educativas.

A abertura da programação conta com a ‘Exposição de memórias: com peças artesanais produzidas por integrantes de projetos sociais e apresentação cultural do grupo musical ‘Acordes para Recordar’, seguido pela palestra ‘Superendividamento da população idosa: prevenção e medidas de enfrentamento’, ministrada pela defensora pública Amélia Rocha.

Ao longo da manhã, também haverá a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Sedih e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da divulgação dos cursos ofertados pela parceria em 2026. Ainda na programação, os concluintes dos cursos do projeto Educação 60+, parceria com o Senac/CE nas áreas de educação digital e artesanato, recebem os certificados de participação. Já no período da tarde, será realizada a aula inaugural da nova turma do Projeto Chá Tecnológico, voltado à inclusão digital da pessoa idosa.

“A realização desse momento busca não apenas celebrar o Outubro Prateado, mas, sobretudo, fortalecer redes de apoio, ampliar o acesso aos serviços e estimular o respeito aos direitos da população idosa em nosso estado”, reforça a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.

Entre os serviços disponíveis estão atendimentos do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), da Defensoria Pública do Estado (DPCE), do SINE/IDT, massoterapia, acupuntura, aferição de pressão e glicemia, avaliação odontológica (ODONTOSESC), emissão da Carteira Nacional de Identificação (PEFOCE), além de orientações jurídicas (UNIFOR), previdenciárias (INSS) e de empreendedorismo (ALECE).

Serviço

‘Outubro Prateado: fortalecer direitos e cuidar da pessoa idosa’
Data: Quarta-feira, 1º de outubro
Horário: das 8h às 16h
Local: Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio – Fortaleza/CE)